O branding já é bastante comum para marcas e produtos, porém, os profissionais também podem tirar proveito deste conceito, trabalhando para desenvolver uma marca pessoal atrativa e valorizada pelo mercado. Neste sentido, o personal branding serve para traçar estratégias capazes de promover essa marca, criando condições para uma carreira com mais oportunidades e uma trajetória de sucesso.
Na verdade, a marca pessoal é um recurso importante, independentemente a área de atuação deste profissional. Dentro do universo corporativo, para uma carreira autônoma, como um empresário ou atleta, a construção de uma imagem forte e confiável, que transpareça conhecimento e competência, é sempre importante para a conquista de excelentes resultados.
Os benefícios do personal branding
O personal branding pode trazer uma série de benefícios aos profissionais que buscam destaque e ascensão. Dentre as principais vantagens deste processo estão a possibilidade de conquistar maior visibilidade e notoriedade, demonstrando principalmente diferenciais e potencialidades. Além disso, através do personal branding, é possível realizar uma reorganização das prioridades, valores, ambições e motivações, de modo a estabelecer um plano de carreira direcionado as novas metas.
As etapas para desenvolvimento da sua marca pessoal
Para desenvolver uma marca pessoal é preciso passar por algumas etapas, começando pelo autoconhecimento, e então definir objetivos e planejar ações efetivas.
Faça uma avalição prévia
O primeiro passo é reconhecer a sua marca atual, ou seja, como você é avaliado. Peça feedbacks aos colegas e gestores, de modo a identificar seus pontos fortes, potencialidades e características marcantes. Com base nesta avaliação, fica mais fácil construir uma estratégia eficiente, com foco nas qualidades e nas habilidades pessoais.
Defina a sua marca pessoal
Neste momento é preciso definir como ser visto e percebido pelo mercado, a imagem e as peculiaridades do perfil. Aqui, é essencial cuidar dos diferenciais e das competências mais relevantes. Também é preciso que haja aderência entre a marca pessoal e os objetivos profissionais, como uma promoção, novos desafios ou oportunidades de crescimento.
Alinhe sua presença online à sua marca pessoal
É preciso atentar para as mídias sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter, de forma que as mensagens e posts demonstrem alinhamento com a marca pessoal que está sendo construída. Assim, é essencial manter os perfis atualizados e coerentes com os objetivos definidos. O mesmo vale para sites e blogs, que são ferramentas muito interessantes no processo de personal branding, pois favorecem a exposição, de maneira organizada e transparente. Porém, apesar de manter o foco na carreira, é adequado acrescentar alguns comentários sobre interesses particulares, para complementar a imagem deste profissional, tornado-o real.
Seja ativo
Outra prática fundamental é manter-se ativo nas redes sociais, compartilhando matérias interessantes, publicando artigos próprios e participando de grupos de discussão.
Reforce o networking
Investir em networking deve fazer parte da estratégia de qualquer profissional e é ainda mais importante, durante a construção de uma marca pessoal. Assim sendo, amplie a rede de contatos, não apenas em sua área de atuação, mas também incluindo profissionais de outros segmentos. Participar de eventos, seminários e congressos, também é uma iniciativa importante, bem como realizar cursos de atualização e especialização.
Procure por especialistas para desenvolver sua marca pessoal
Existem agências especializadas em personal branding, que podem ajudar em todo esse processo. Mas neste caso, é necessário pesquisar sobre a reputação das empresas e buscar opiniões de outros clientes.
A importância da credibilidade
É preciso lembrar que o processo de criação de uma marca pessoal deve ter como objetivo maior, cuidar da credibilidade do profissional. Por isso, é fundamental que todas as ações sejam congruentes, visando sempre as metas determinadas no início deste trabalho. Assim, o ideal é desenvolver o personal brandingcom qualidade e planejamento, para que os resultados sejam positivos e progressivos.
E você já está construindo a sua marca pessoal? Compartilhe conosco suas dicas e experiências!