Quem busca crescimento e reconhecimento profissional deve sempre fazer uma autocrítica em relação aos pontos que pode melhorar. Dentro do ambiente profissional, algumas pessoas ainda não entenderam a importância de cuidar da própria imagem.
A coerência entre a marca pessoal e o ambiente de trabalho deve existir, pois, em conjunto com seus conhecimentos, experiência e talento, ela aumenta suas chances de ser reconhecido.
O destaque, em relação à sua imagem profissional, deve ser feito com elementos que contribuam positivamente para o seu visual, caso contrário você pode sabotar a sua própria imagem no trabalho. Embora nem toda empresa estabeleça um uniforme ou dress code, identificamos alguns pontos comuns na maioria dos locais de trabalho.
Que tal repensar a sua imagem no trabalho? Conheça agora 5 sabotadores de imagem para um profissional! Continue com a leitura e fique por dentro!
1. Repetir a mesma roupa em dias seguidos
Usar a mesma roupa em dias seguidos envolve algumas questões relacionadas à limpeza e higiene. Quando você usa a mesma peça, seguidamente, encontra uma maneira fácil e silenciosa de ser estigmatizado no escritório. Em vez de usar as mesmas peças todos os dias, organize-se para usá-las em outras combinações, em dias diferentes.
Você não precisa gastar fortunas em roupas para ter opções de looks para vestir no trabalho. A chave é comprar peças que combinem entre si, com uma boa variedade de blusas e acessórios, para variar.
Um bom truque é investir em partes de baixo mais sóbrias e básicas, para misturar com blusas e casacos mais estilosos e charmosos. Lenços, óculos, sapatos e bijuterias complementam o visual.
Existem consultorias de moda e estilo que podem ajudar nessa questão. Procure também referências na internet, de pessoas com o estilo parecido com o seu, e vá atrás das lojas exibidas por elas. Também é importante contar com a opinião de pessoas próximas, que conheçam você, as suas características e preferências.
2. Não se vestir de acordo com o seu ambiente de trabalho
Nem todas as empresas possuem as mesmas regras de vestuário. Em ambientes mais informais, como no caso das startups e das agências de publicidade, os profissionais têm mais liberdade em relação ao visual. Jeans são permitidos, assim como camisetas.
Já nos ambientes mais formais, como no caso das multinacionais, bancos e empresas tradicionais, o profissional deve se adequar ao visual dos seus colegas de trabalho.
É bom observar a forma com que os seus colegas se vestem para definir quais as roupas você usará no trabalho. Evite a cópia e pegue as referências para transformá-las no seu estilo próprio.
Usar roupas muito inadequadas para o local de trabalho demonstra desconexão com o ambiente e a proposta, portanto, não deixe essa dica de lado.
3. Usar perfume e maquiagem em excesso
O perfume é algo muito pessoal, por isso ele deve ser discreto e é importante lembrar de não exagerar na dose. Já na maquiagem, os extremos também não são recomendáveis. Ao se maquiar muito, você tira o foco do que realmente importa, que é o seu trabalho. O ideal é optar por uma maquiagem mais leve e discreta.
Para o perfume, não tem jeito: é preciso prestar atenção no limite entre sair de casa sem nada e pesar a mão. Autocrítica e a ajuda de amigos ou familiares vão evitar que você exagere no perfume.
Já no que diz respeito à maquiagem, a dica da internet também vale. Existem inúmeras pessoas que produzem conteúdo, em blog ou vídeo, falando sobre maquiagem. Pesquise e encontre aquela que mais combinar com o seu estilo, preste atenção nas dicas e nos tutoriais.
4. Ir trabalhar com roupas desgastadas ou mal cuidadas
Roupas com botões faltando, barra da calça sem fazer, manchas, desgastes, rasgos, bolinhas nas malhas e sapatos sujos, são alguns dos exemplos que você precisa evitar para valorizar a sua imagem profissional. Esses detalhes podem fazer a diferença em como sua postura profissional é percebida.
Seja criterioso com o estado das suas roupas e acessórios. Não hesite em descartar o que não tiver mais conserto. E, caso seja possível reparar, conte com uma boa costureira para renovar a sua peça.
Tenha um espelho de corpo inteiro, e cheque com cuidado cada detalhe antes de sair para trabalhar. É um detalhe, mas que fará uma grande diferença para sua imagem no ambiente de trabalho.
5. Demonstrar falta de cuidados com o cabelo
O cabelo é outro ponto muito pessoal, pois cada pessoa tem características que divergem em relação aos demais. Alguns cabelos são mais volumosos, uns são lisos, outros são cacheados e há pessoas que nem cabelo têm. Diferenças existem e elas devem ser respeitadas, porém seu estilo capilar também faz parte da sua imagem e merece cuidados.
Tenha um cabeleireiro de confiança, que conheça o seu cabelo e as suas características para cuidar do seu cabelo. E faça visitas frequentes ao salão, para manter o corte, hidratar e cuidar dos fios. É um esforço que vale a pena.
Um dos principais sabotadores nesse sentido são as caspas. Não lavar o cabelo com frequência também pode prejudicar sua imagem, pois o cheiro ruim sempre chega até as outras pessoas.
Por mais competente que o profissional seja, aparentar desleixo no visual é negativo para a carreira. Pode parecer o fútil ou superficial, mas não é: cuidado com o visual e os cuidados pessoais denota comprometimento consigo mesmo.
E, mais importante que isso, andar alinhado, bonito e bem cuidado impacta diretamente na sua autoestima. Você vai se sentir melhor, e refletir isso no seu dia a dia: desempenhando sua função com maior dedicação e se relacionamento de uma forma mais positiva com os colegas e superiores.
Por isso, esse esforço de estar bem, tanto por dentro quanto por fora, é válido! Frequentar um cabeleireiro competente, comprar boas roupas, investir em cosméticos e perfumes de qualidade pode parecer menos importante do que outros aspectos, como a formação e a competência, mas não é: eles são sinais de uma pessoa em harmonia, feliz e bem cuidada. Aquele que todos querem em sua equipe!
Você precisa estar sempre de olho nos sabotadores de imagem que podem comprometer a sua aparência e interferir no seu trabalho. Quer mais dicas como essa? Então, que tal seguir nossas redes sociais? Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!