Será que o mercado está preparado para receber a liderança feminina?

Não é novidade que a nossa sociedade mudou e que o mundo, como um todo, começa a reparar diversas injustiças do passado e a valorizar os seus profissionais pelas suas qualidades efetivas. Diante dessa realidade, uma pergunta que não quer calar é: será que o mercado está preparado para receber a liderança feminina?

As habilidades que são comuns às mulheres podem trazer um diferencial importante para os negócios, o que permite que elas atuem com autonomia e valorização, em um momento no qual o preconceito começa a ficar para trás. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema!

O mercado de trabalho atual

Nos dias de hoje, o mercado ainda valoriza bastante os comportamentos masculinos e isso faz com que as mulheres tenham que se adaptar a uma realidade de exigências masculinas. Dessa forma, elas acabam deixando de lado muitos de seus talentos, que seriam melhor aproveitados em uma liderança mais humanizada.

O fato é que os pontos fortes do universo feminino incluem aptidões que podem trazer excelentes resultados e, de quebra, agir como um contraponto a algumas características típicas dos homens, como a impulsividade. Também, podem potencializar outras, como a precisão, o cuidado e a alta competitividade.

Os principais desafios da liderança feminina

Desmistificação de rótulos

Um dos maiores desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente corporativo hoje é, infelizmente, a necessidade de desmistificar rótulos e de vencer o preconceito. Mesmo em tempos tão modernos, ainda existem pessoas que acreditam, de maneira mais ou menos consciente, que elas são menos competentes que os homens.

As lideranças femininas, por exemplo, têm habilidades únicas, mesmo tendo que provar mais para conquistar o respeito de seus subordinados. Para os chefes do sexo masculino, isso costuma já ser algo inerente ao cargo. Essa é uma visão limitada e deturpada do papel social da mulher, que não deveria mais ocorrer atualmente.

Desconfiança do mercado

Outro dos principais desafios do universo feminino no mercado de trabalho da atualidade é a desconfiança que alguns gestores e empresas podem ter quanto à sua competência, o que se reflete na ausência de equiparação salarial com homens, além da falta de oportunidades em cargos mais altos dentro das organizações.

Mesmo com formações e competências similares, elas precisam lutar mais para provar o seu valor e para deixar sua marca pessoal no universo dos negócios.

Falta de representatividade

Qualquer pessoa, quando está dando os seus primeiros passos em uma carreira, costuma ter um ou mais profissionais com os quais ela se identifica e se inspira. Infelizmente, quando pensamos em mulheres no meio de trabalho da atualidade, a questão da representatividade e da visibilidade ainda é um problema.

Felizmente, esse cenário começou a mudar, mas ainda é necessário que se abra mais espaço, motivando outros talentos do sexo feminino a ocuparem os postos hierarquicamente superiores e mais bem remunerados.

Como podemos ver, para exercer a liderança feminina, as mulheres devem deixar de lado a cultura masculinizada do país e mostrar seu empoderamento, a fim de que o restante da sociedade passe a entender e estimar a sua capacidade tanto quanto valoriza à dos homens.

Gostou de aprender mais sobre a liderança feminina? Então confira também nosso artigo sobre 4 mulheres líderes em suas áreas!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.