A gestão do tempo é uma importante ferramenta para quem busca melhores resultados e patamares cada vez mais altos na carreira. A produtividade, em grande parte, depende de como você consegue gerenciar seu dia, e, portanto, é praticamente impossível encontrar alguém bem sucedido que não controle seu tempo de forma prática e produtiva.
Para muitos que estão começando essa jornada pode parecer complicado, ou até mesmo uma coisa sem grande importância. Mas é difícil conhecer alguma pessoa que não encontrou nenhum tipo de resultado seguindo as dicas e orientações que mencionaremos em seguida. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!
Os benefícios da gestão do tempo
A princípio, é muito importante falarmos sobre os benefícios que a gestão de tempo pode provocar na sua vida pessoal e profissional. Eles são inúmeros e, mesmo que o trabalho para montar um cronograma pareça desafiador, ele pode proporcionar:
- menos estresse;
- maior facilidade para trabalhar;
- maior produtividade pela falta de dúvidas sobre o que fazer;
- mais clareza mental;
- maior facilidade para tomar decisões importantes;
- mais tempo para investir em lazer ou outra atividades pessoais sem culpa ou dificuldade.
Tudo isso pode ser percebido em poucas semanas. Basta permanecer firme na maneira com a qual você planejou e estipulou a forma de gastar o seu tempo.
Algumas dicas práticas que funcionam
1. Planeje suas tarefas do dia
O primeiro passo para gerir seu tempo é saber como você deve gastá-lo de forma produtiva. Não sabe como? É fácil de resolver: pegue um pedaço de papel (ou qualquer documento de texto no seu computador) e liste todas as tarefas mais importantes relacionadas ao seu trabalho. Em seguida, crie outra menor sobre suas principais responsabilidades. O ideal é só manter o que é realmente importante para que não haja sobrecarga ou dificuldades de implementação.
2. Defina em ordem de prioridades
Muitas pessoas fazem a dica número 1, mas esquecem que para atingir o sucesso é preciso manter tudo organizado em prioridades. Afinal, sempre temos obrigações que são mais importantes do que outras e, por isso, é sempre prudente deixar essas tarefas em primeiro lugar no seu dia. Portanto, seu segundo passo consiste na reorganização dos seus itens. A forma mais simples de atingir uma boa padronização é numerando suas tarefas, onde a primeira é a mais importante e as últimas são aquelas que não fazem tanta diferença.
3. Estabeleça essa nova rotina
Agora que você já tem suas tarefas ordenadas levando em conta a prioridade, chegou o momento de instaurar todos esses hábitos, tanto de execução quanto de planejamento do que deve ser feito no seu dia. Para conseguir manter a sua gestão de tempo de forma eficaz, é preciso fazer todo esse procedimento por pelo menos 21 dias, que costuma ser o número ideal para quem deseja se adaptar a novos hábitos. Inclusive, esse é um bom período de testes para colher os benefícios que mencionamos. Certamente você verá melhoras extraordinárias.
4. Faça pausas ao longo do dia e divirta-se
Por fim, não se esqueça de que é improdutivo e pouco eficaz trabalhar por longas horas sem nenhum tipo de pausa ou descanso. Por essa razão, é recomendado que a cada 1 hora de trabalho duro e concentrado você tire cerca de 10 a 15 minutos para descansar, alongar, beber água ou ir ao banheiro — isso é o suficiente para recarregar as energias para o que está por vir e também ajuda a manter a saúde.
Outro ponto que deve ser amplamente mencionado é que é preciso se divertir em todo o processo. Sempre deixe momentos livres no seu dia para seu divertimento e não esqueça que, sem o lazer, é impossível permanecer em uma rotina produtiva por muito tempo. Sempre planeje o dia que você quer ter e não crie um que mudará seu humor para pior.
Seguindo todas essas orientações, temos certeza que você conseguirá colocar em prática a gestão de tempo sem grandes complicações.
Gostou do post? Assine nossa Newsletter e não perca mais nenhum conteúdo como este!