Todos nós sabemos que as redes sociais são a melhor forma de engajar com sua audiência, construir uma comunidade de seguidores e leais, e construir uma autoridade online. A grande questão é como se beneficiar da marca pessoal para conseguir crescer no mundo digital.
Sua marca pessoal se refere como a forma que as pessoas se lembram de você, isso pode ser seus clientes, contatos, amigos, mentores… Isso não é sobre como essas pessoas veem sua profissão apenas, mas sim envolvendo tudo: personalidade, emoções transmitidas, perfil online e presença. Em, outras palavras, é a versão que você apresenta para o mundo.
A reputação é a melhor forma de marketing orgânico, dando a potenciais clientes uma segurança de que produtos e serviços podem ser confiáveis. Quando falamos da marca pessoal temos que levar em consideração tanto a parte do contato presencial com as pessoas como também o seu perfil online. Clareza, confiança e comunicação são três elementos importantes para levar em conta nesse processo de construção ou adaptação da marca.
Clareza ao definir seus valores. Confiança para passar segurança aos possíveis clientes possibilitando assim a construção de laços e conexões verdadeiras. E escolher a maneira mais adequada de comunicação visando o público alvo em questão.
As redes sociais são uma ótima ferramenta para engajar e se comunicar. Ainda que hoje existam muitas opções de anúncios pagos, na maioria dos casos é de maneira orgânica que os verdadeiros perfis conseguem se conectar com seus públicos alvo. Para isso, existem alguns aspectos importantes para serem levados em consideração ao construir uma autoridade digital.
A primeira delas é entender que hoje não existe mais a diferença entre um perfil profissional e pessoal. Tudo aquilo que você posta vai fazer parte da persona que você vai estar passando para os outros. Quando se trata das redes sociais, uma imagem vale mais do que mil palavras. Ou seja, tudo que é compartilhado deve ser muito bem pensado, uma vez que aquele pode ser o primeiro ponto de contato entre você e seus possíveis clientes.
Uma outra dica importante é manter seu conteúdo leve e interessante para ser consumido. As redes sociais são um lugar onde as pessoas não perdem muito tempo em um post. Por isso, ao criar um post pense de que forma você pode atrair a atenção das pessoas rapidamente. Da mesma forma que você desliza entre publicações facilmente, seus seguidores fazem o mesmo. Postar textos muito longos ou vídeos muito compridos pode não ser a melhor estratégia naquele canal.
As pessoas gostam de comprar de pessoas, ou seja quando ele pode ver que o trabalho e ou serviço que você entrega é consumido por outros indivíduos, ele começam a se ver consumindo aquilo também. A humanização do marketing é a estratégia mais importante nos dias de hoje. Se apresentar de uma forma autêntica gera uma conexão mais real com seus seguidores.
A marca pessoal nas redes sociais é tudo sobre como formatar a percepção do público de acordo com o que você quer passar. É entender quais são os seus diferenciais no mercado e usar isso ao seu favor. Envolve definir os temas e valores pessoais para assim criar o conteúdo mais eficaz para os seus seguidores.
Assim como quando falamos da marca de uma empresa que deve ser a representação real de quem são como entidade, o personal branding também tem como objetivo passar a realidade de quem você é. Criar um perfil online que não esteja de acordo com os seus verdadeiros princípios, não funcionará.
Um bom trabalho de personal branding é a melhor maneira de criar uma autoridade online. Hoje, mais do que nunca ter uma marca pessoal consolidada é o pontapé inicial para qualquer profissional que queira se destacar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
O personal branding usa a combinação de habilidade pessoais que você tem de melhor para te promover no mercado. Ao desenvolver esse portifólio, você está se dando uma vantagem competitiva em relação aos demais. Isso não só cria mais oportunidades, mas também possibilita uma consolidação cada vez maior da sua marca.
Hoje todo mundo tem um perfil online, e é por lá que devemos começar quando falamos de marca pessoal. Use suas redes sociais não apenas para construí-la, mas também para adicionar valor a sua audiência. Mostrando suas experiências e habilidades, e acrescentando sentido às suas comunidades e seguidores.
Ao integrar os seus valores, habilidades e diferenciais competitivos, você está criando a sua marca pessoal. Ela é quem vai dar espaço para a sua reputação, que em um mundo onde a oferta de profissionais é enorme, vale muito. A autoridade online também é parte desta construção. Uma vez que hoje a maior parte das trocas são feitas nessas plataformas. Por isso, se você quer ser um profissional com diferencial, invista em criar a sua marca de uma forma que ela traga para você autoridade e segurança independente do canal onde você estiver.