A pandemia fez muita gente rever prioridades e repensar suas escolhas profissionais. Mas será que este é um bom momento para mudar de carreira?
“Tomar a decisão de mudar de empresa ou de profissão não é tarefa fácil. Fazer uma transição exatamente agora, em meio a esse contexto de caos e com um futuro cheio de incertezas exige ainda mais cautela”, diz Patrícia Dalpra, especialista em Personal Branding e Gestão de Carreira.
Não importa se você é funcionário de uma organização ou profissional liberal, se você está enfrentando o dilema sobre fazer uma transição agora ou esperar a pandemia passar, é preciso lembrar que qualquer mudança pode trazer satisfação e sucesso, mas, em contrapartida, envolve riscos, desafios e muito planejamento.
Segundo a especialista, insatisfações momentâneas com a sua empresa ou negócio, modismos temporários ou até dificuldades pessoais não devem ser encarados como o combustível principal para uma mudança. “O segredo dessa iniciativa deve suscitar de seus gostos, desejos, sonhos e propósitos de vida. Não troque a sua história e a formação meramente por uma oportunidade que está em alta ou que simplesmente pague melhor naquele momento”, destaca.
Patrícia ressalta que, em certos casos, “ficar onde está” não é necessariamente sinônimo de estagnação. “Pode ser uma estratégia para ganhar mais tempo, planejar-se melhor e acertar nas escolhas”, diz.
A seguir, ela lista alguns pontos que devem ser levados em conta para uma decisão sem erros ou arrependimentos futuros.
Confira a matéria completa aqui.