Como está a sua atualização profissional? E sua satisfação com a carreira? Você considera que sua atual posição na empresa valoriza os seus pontos fortes e estimula seu aperfeiçoamento constantemente? O caminho para todas essas respostas é o autodesenvolvimento pessoal, e você não deve perdê-lo de vista.
É por meio das melhorias constantes — tanto no âmbito pessoal quanto no profissional — que você vai chegar mais longe. Existem muitas formas de aperfeiçoar suas habilidades com vistas a se tornar um melhor profissional, e você provavelmente conhece a maioria delas. Então, que tal colocá-las em prática? Neste post vamos guiar você nessa trajetória! Confira!
Em primeiro lugar, faça uma boa autoavaliação
Você é feliz onde está? A posição que ocupa atualmente permite que você exerça os seus principais talentos, dá espaço para o seu crescimento e, sobretudo, traz satisfação pessoal? Faça uma boa autoavaliação para conseguir responder a todas essas perguntas.
Na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos reflexões como essas de lado. Assim fica fácil entrar no piloto automático, esquecer dos próprios objetivos e passar anos se dedicando a algo infrutífero.
O autodesenvolvimento pessoal pressupõe que você saiba onde quer chegar, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Para isso você deve se conhecer e ter claros os seus objetivos.
Procure bons cursos, palestras e leituras
A primeira coisa que vem em mente em matéria de autodesenvolvimento é o estudo, e isso faz todo sentido! É por meio do aprendizado que você consegue ir mais longe, aprendendo novas habilidades, ganhando confiança em novas tarefas, abrindo sua mente e fazendo contatos.
Mas qualquer curso vai ajudar? É preciso ter cautela na escolha. Hoje em dia nos deparamos com uma infinita variedade de cursos disponíveis, sobre todas as áreas e nos mais diversos níveis de qualificação. Ao escolher um, busque muitas referências, converse com os professores e com ex-alunos daquele curso, pesquise a colocação desses profissionais e o status da instituição em questão. Dessa forma você vai saber se o curso será efetivo para você.
O mesmo vale para demais atividades de formação: palestras, leituras de periódicos e livros. Busque o que há de melhor na sua área sempre!
Peça e ofereça feedback
Converse com as pessoas que estão ao seu redor para saber como você pode melhorar no relacionamento com elas. Com o seu chefe, por exemplo, você pode obter poderosos feedbacks, que vão nortear qualquer ação com vistas à sua melhoria profissional.
Já com os seus amigos e com sua família você saberá como está sua capacidade de se relacionar, de compreender, de ter paciência e de tratar os outros com cordialidade, por exemplo. Atente-se a tudo isso e procure melhorar naquilo que for necessário.
Por que isso é importante? Porque o relacionamento interpessoal é uma das grandes forças incentivadoras de autodesenvolvimento pessoal. Por meio da resposta e das reações daqueles que convivem com você é possível entender melhor as suas próprias ações.
Planeje e vá atrás dos seus objetivos
Ter metas é positivo para o seu progresso. Pense objetivamente: seu sonho é ter uma experiência no exterior? Então avalie tudo o que for necessário em nome disso. Você precisará aprender um idioma estrangeiro, conhecer a cultura do país desejado, acumular experiência na área, destacar seu currículo entre os demais, procurar moradia, entre outras diversas medidas. O que você deve fazer hoje para concretizar tais planos?
Qual é o caminho natural para conquistar a sua meta? O autoaperfeiçoamento. Então defina suas prioridades em curto e longo prazo e coloque em prática tudo o que for necessário para isso.
Aproveite essas dicas e mantenha-se sempre em dia com o seu autodesenvolvimento pessoal! Que tal ficar por dentro da importância do marketing de relacionamento para melhorar sua imagem? Confira este post e saiba mais sobre o assunto!