Quem você é? Quais são os seus valores, habilidades, talentos e experiências? Você já parou para pensar sobre isso? E mais importante: você passa a verdadeira imagem de todas essas características para as pessoas que convivem e trabalham diretamente com você?
Sua reputação consiste exatamente nisso. Ela é criada e alterada pelo que você faz e pelo que todo o mundo, inclusive você, dizem sobre a sua pessoa. Infelizmente, a reputação nem sempre é 100% baseada em fatos concretos, mas sim em percepções, opiniões, conjecturas e rumores. A reputação é algo construído no dia a dia, baseado em suas ações e em como as pessoas que convivem com você interpretam essas ações. Por isso, a criação e gestão da reputação é um processo contínuo e constante, que necessita de um esforço ativo e cuidadoso de sua parte.
É necessário que fique claro que uma boa reputação, especialmente no ambiente profissional, gera respeito e confiança da parte de seus colegas e superiores, e até mesmo por parte de algum concorrente, caso você seja dono de um negócio. Empresas comprometidas e sérias costumam levar em consideração a reputação de candidatos a cargos relevantes, já que isso reflete diretamente na imagem do negócio. Colaboradores com boa reputação ajudam a solidificar a imagem do empreendimento como sendo bom e de confiança também.
Em linhas gerais, uma excelente marca pessoal se constrói ancorada em três pilares principais: o seu tempo de carreira, experiência profissional e o que você já conquistou profissionalmente falando; o quanto você investe em si mesmo, em sua formação e sua constante atualização; e em sua imagem, comportamento, trato com as pessoas e jogo de cintura. É necessário saber balancear esses três pilares da melhor maneira possível, com o objetivo de criar uma reputação sólida e confiável.
E para alcançar esse objetivo, é essencial que haja sempre um esforço contínuo de sua parte em criar, manter e recuperar sua reputação. E esse processo é realizado através de uma profunda compreensão dos mecanismos que influenciam a criação e a manutenção de sua imagem. Trocando em miúdos, a gestão da reputação é essencial na hora de consolidar sua marca pessoal.
A gestão da reputação nada mais é do que gerir de maneira eficiente a sua imagem percebida pelos demais, através da garantia da coerência entre o que você deseja passar e seu comportamento real. Além disso, gerir de maneira adequada a sua imagem passa também pela identificação de fatores-chave positivos que influenciam diretamente a construção e manutenção da reputação.
A gestão da reputação é especialmente importante em momentos de crise de imagem. Com a velocidade atual com que acontecimentos e notícias se espalham, é imprescindível agir com rapidez para estancar a crise antes que ela tome grandes proporções e traga prejuízos permanentes.
Nesses casos, a primeira atitude a ser tomada é reunir tudo que está sendo dito sobre o caso, e saber de onde essas informações estão saindo. A partir disso, traçar as melhores estratégias de contenção da crise e agir! Não negar a existência da situação desfavorável e focar sempre em agir com transparência e coerência. Lidando com a situação de maneira acertada e ética, quase 100% das crises de imagem podem ser contornadas.
Gerir de maneira eficiente sua reputação na era da informação e hiperconectividade a qual vivemos atualmente não é tarefa das mais fáceis. Isso porque até mesmo o conceito de “boa reputação” pode mudar de maneira rápida, e depende de qual empresa ou setor do mercado você está enquadrado.
As necessidades e exigências do mercado de trabalho estão cada vez mais altas e pode ser difícil enquadrar-se corretamente nesse cenário. As empresas estão, a cada dia mais, buscando profissionais que passem e, mais do que isso, consolidem, a imagem que a companhia gostaria de transparecer ao público consumidor, clientes, fornecedores e concorrência. Justamente por isso, há uma maior intolerância, por parte das empresas, a erros e expectativas não atingidas.
Sua reputação é como uma “sombra” de você mesmo, projetada. Ela corresponde à realidade, a quem você é, ou há uma diferença entre o que as pessoas veem e sua verdadeira essência? Essa é uma questão muito importante quando se fala de gestão da reputação. Em alguns casos, a imagem pessoal de uma pessoa demonstra uma coisa, mas, na prática, o cenário se mostra muito distinto do que era esperado. Esse “gap” pode afetar negativamente sua imagem profissional e o seu posicionamento no mercado.
Confira a matéria completa aqui.