Afinal, como construir uma Brand Persona ideal para seu negócio?

Você já parou para pensar por que algumas marcas são mais queridinhas que outras? Uma pista: tem a ver com a percepção do consumidor. O processo de criação de um nome passa por muitas etapas para que o marketing seja verdadeiramente eficiente. Por isso, chegou a hora de falarmos sobre Brand Persona.

Afinal, se o seu objetivo é se destacar no mercado de trabalho, o primeiro passo é conhecer as principais ferramentas para melhorar o desempenho dos negócios, concorda?

Então, para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, vamos apresentar o conceito de Brand Persona, a importância de criar uma e dicas incríveis para desenvolver um projeto bem-sucedido. Continue a leitura!

O que é Brand Persona?

É o conjunto de características atribuídas à marca. Ou seja, a personalidade da marca passa a existir quando adjetivos humanos (confiável, engraçado, criativo, sustentável etc) são reconhecidos pelo público interno e externo.

Imagine se a empresa do seu cliente fosse uma pessoa de carne e osso. Como ela se comportaria? Como falaria? Que tipo de carro estaria dirigindo? Se vestiria com qual estilo? Como se comunicaria com os outros?

Vamos considerar a personalidade da Apple. Se fosse humana, provavelmente ela seria uma garota nerd, inovadora, criativa e sonhadora, concorda?

Por que é importante criar a Brand Persona?

Esse recurso facilita muito a comunicação com as pessoas. Afinal, o público se identifica com a imagem que a empresa transmite. Muitas vezes, se vê nela. Dessa forma, é possível criar uma conexão mais próxima.

Para você ter ideia da importância, se a Brand Persona não for criada intencionalmente, algum tipo de personalidade surgirá de forma espontânea. Já imaginou no que isso pode resultar? Reputação é tudo. Por isso, o ideal é ser protagonista nessa construção.

A ação também é fundamental para a criação de uma mídia social leal e engajada. A consistência na personalidade de marca faz com que o público saiba o que esperar de suas postagens e ajuda a desenvolver peças regulares com conteúdo relevante.

Além de tudo, influencia na tomada de decisão, já que as negociações não são feitas apenas por necessidade, mas por questões emocionais.

O que é preciso para criar a Brand Persona ideal para o seu negócio?

São várias etapas, mas selecionamos as principais ações. Confira:

Determine o público-alvo

Não dá para atingir todas as pessoas ao mesmo tempo, não é mesmo? A base para construir a marca é determinar o público-alvo. Portanto, colete dados sobre gênero, renda, motivação, preferências e outras informações do cliente.

É um exercício que beneficia todas as áreas do processo de construção do seu nome, especialmente os esforços de marketing. Quando você restringir o foco, vai perceber um potencial enorme de vantagem competitiva. Então, capriche nesta etapa!

Defina a missão

Já pensou sobre a missão? Em essência, é preciso criar uma expressão clara do que move a sua empresa. Ou seja, a razão pela qual você levanta da cama todas as manhãs.

A nota de rodapé acrescentada na missão da Nike, por exemplo, é: “Se você tem um corpo, você é um atleta”. Simples, objetiva, fascinante. Com o tempo, as pessoas começam a perceber o verdadeiro valor da marca.

Idealize sua identidade virtual

Tudo, desde o seu logotipo até o slogan, voz, mensagem e personalidade deve refletir a missão. São elementos que comunicam a personalidade da empresa. O logotipo tem que estar estampado em materiais impressos, capa de perfil nas redes sociais e todas as peças publicitárias.

Não hesite em procurar um profissional qualificado para elaborar a identidade visual do seu negócio. Gaste o tempo que for preciso na escolha da paleta de cores, tipografia e símbolos que vão compor o seu projeto. O seu trabalho vai valer a pena.

Decida o tom de voz

Normalmente, as empresas abordam o desenvolvimento da voz da marca começando com o tom. Pense nas listas de adjetivos: amigável, útil, séria, inteligente, clara etc. Às vezes, eles definem as características por meio de palavras que divergem, como “divertido, mas não bobo” ou “útil, mas não arrogante”.

O tom é útil para direcionar as estratégias de marketing. Por exemplo, se você quer que sua marca invoque o sentimento de sinceridade, credibilidade ou amizade, então a prioridade é se concentrar nisso para enviar a mensagem certa ao cliente.

Busque referências no mercado

Não é legal imitar exatamente o que as grandes marcas estão fazendo. No entanto, é bom ficar atualizado com o que estão criando de melhor, bem como conhecer o diferencial, pontos fortes e fracos.

Por isso, faça pesquisas constantes para analisar o mercado. Os concorrentes são consistentes com mensagens e identidade visual nos canais? Qual a qualidade dos produtos ou serviços? Em quais ações de marketing estão investindo? Tente responder a esses e outros questionamentos.

Escute o que o cliente tem a dizer

Faça perguntas, peça feedback, ouça, filtre e registre tudo o que achar relevante. Quem conhece seus clientes melhor que eles mesmos? Pesquisas e entrevistas são, sem dúvidas, um elemento-chave para a construção da Brand Persona.

As entrevistas, em especial, podem revelar uma visão profunda do público, já que você tem acesso a números, indicadores, valores e pontos problemáticos que mais surgem para ele.

Conte histórias interessantes

Para ajudar a divulgar a percepção da marca, uma dica é utilizar storytelling. É uma técnica que envolve as pessoas por meio de narrativas. Contar histórias é uma estratégia incrivelmente poderosa na vida e nos negócios.

Isso deixa o público interessado, além de contribuir para a tomada de decisão na hora de vender qualquer coisa — incluindo a sua própria imagem enquanto você constrói a carreira.

O formato que mais se destaca para receber a narrativa é o vídeo marketing. Isso porque a produção audiovisual é dinâmica, além de ser assimilada facilmente e chamar mais atenção nas plataformas onde o fluxo de informações se torna cada vez mais veloz, como nas redes sociais.

Como vimos, o conceito de Brand Persona é muito parecido com a personalidade de uma pessoa, pois é construída por meio de adjetivos que a definem. Melhorar a percepção que o cliente tem de você é o primeiro passo para o sucesso.

Que tal uma ajudinha para construir e fortalecer a sua imagem? Temos as melhores ferramentas para analisar posicionamento, evidenciar talento e garantir satisfação pessoal, profissional e financeira. Entre em contato conosco agora mesmo!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.