Design Thinking: entenda o que isso significa!

A Criatividade do design Thinking está dentro do DNA brasileiro

Estava pensado qual seria o melhor tema para abrir meu primeiro artigo a esta coluna.  São tantos temas para falar que senti como se estivesse em um grande estacionamento lotado de vagas…disponíveis e não saber onde estacionar. Quanto mais opções maior a dificuldade em escolher.  Então lembrei de uma conversa com um amigo onde falávamos sobre o conhecimento. Hoje o conhecimento tornou-se tão acessível que basta ter a vontade e o interesse para aprender e conhecer o novo. O grande pulo do gato será a forma como cada um irá utilizar todos os conhecimentos. Vamos considerar cada conhecimento adquirido como uma peça de LEGO e, dependendo da forma como as encaixamos, obteremos uma forma diferente que poderá ser algo criativo e inovador.  Este processo, é o princípio do Design Thinking. Alguém sabe o que quer dizer? A definição segundo Tim Brown (CEO e presidente da IDEO – Uma empresa especializada em Design e Inovação) é um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o ‘Design Thinking’ converte necessidade em demanda. É uma abordagem centrada no aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem inovadoras e criativas.

http://www.DesignThinkingMovie.com/

CRIATIVIDADE, esta palavra representa  um dos principais talentos do DNA brasileiro. Dando continuidade ao meu pensamento inicial, precisamos usar nossa criatividade para juntarmos nossos LEGOS adquiridos no decorrer da nossa vida e utilizar estes conhecimentos  e  experiência,  utilizando o nosso DNA pessoal, ou seja, nosso talento sem medo de ser diferente e muito menos ter medo de errar. Quanto mais uma pessoa internalizar, aprofundar e potencializa-se, mais freqüente ele se aproxima  – quase que magicamente – das suas raízes mais profundas, experimentando o seu  Genius Loci – Talento Pessoal, seu principal diferencial em relação ao outro, ou melhor dizendo,  a sua essência.  Aquilo que caracterizará sua marca, sua identidade. A relação entre as pessoas e os locais as quais estão inseridas é bastante relevante. É claro que as pessoas vivem em um contexto, absorvem estímulos, sofrem influência e tudo isto é fruto da “localização geográfica”de suas histórias, mas o DNA, cada um tem o seu. Cada um possui sua história e  uma identidade única. A globalização , ao contrário do que todos acreditam, valorizou a diversidade entre os diversos talentos, sejam eles de pessoas, lugares ou empresas. Ser singular significa ter uma pluralidade de horizontes.

Falando sobre identidade e criatividade, temos um ótimo exemplo. O Castelo de Kelburn  da família Glasgow na Escócia,  resolveu inovar o desbotado castelo e contratou os grafiteiros brasileiros “Os Gêmeos” para transformarem toda parte externa do castelo. O resultado agradou tanto que, o conde fez um pedido oficial para que a decoração brasileira seja mantida e preservada. Este caso exemplifica muito bem as características locais inseridas no contexto local. O DNA do grafite brasileiro, antes considerado vandalismo,  transformou-se em arte. A nossa criatividade atravessando fronteiras.  Além deste ponto, ressalto a identidade própria inserida pelo grafiteiros “Os Gêmeos“ que conseguem imprimir uma marca única e inconfundível em todos os seus trabalhos.

O  vídeo abaixo exemplifica muito bem este tal  “Genius Loci”.

As empresas mais bem sucedidas, são aquelas que dão espaço para a experimentação onde o erro faz parte do processo. Acreditam que para acertar, você precisar errar. Nada existe já pronto e se já existe, qual o valor em fazer aquilo que todos já fazem exatamente igual?

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.