Muitos de nós percebemos, no decorrer da vida e na construção das relações, que um fator muito importante na construção da imagem pessoal de um bom profissional está no reconhecimento e na utilização da empatia.
Na postagem de hoje vamos aprender a utilizar e treinar essa capacidade a fim de melhorar as relações no ambiente de trabalho, seja junto aos clientes e prospects, seja dentro da própria equipe.
A importância e o poder da empatia nas relações profissionais e sociais
Um ditado muito famoso professa que é impossível conhecer alguém sem antes andar usando os seus sapatos. Somente assim para entender as dores e as dificuldades do caminho. Isso nos leva a imaginar outro conceito que ajuda muito na construção de relacionamentos interpessoais: mudar a perspectiva a fim de entender cada questão a partir do ponto de vista do outro.
Na relação profissional e social, isso é fator de extrema importância para a construção da imagem de qualquer profissional. Afinal, é a partir dela que será possível compreender os momentos nos quais você deve se colocar e, mais importante, como essa colocação deve ser feita, evitando atritos que desgastem o relacionamento entre equipes e funcionários.
Melhorando relações a partir da construção da imagem pessoal
O trabalho consciente e constante é a chave. Mais do que se concentrar nas tarefas diárias ligadas ao seu cargo dentro da empresa, é preciso procurar sempre ouvir e ver atentamente para evitar o uso excessivo do falar. Essa é a única forma de deixar de lado aquelas manias irritantes de ter sempre uma resposta – não solução – para tudo.
A partir do momento em que damos um passo para trás, a fim de observar e assumir um ponto de vista que não seja o nosso, é que nos tornamos capazes de entender algo além do que a nossa própria opinião. É preciso aceitar o fato de que cada pessoa é diferente da outra, e que a melhor forma de contribuição é não se valer da sua experiência para subir num pódio e dizer a frase que ninguém gosta de ouvir: “eu já sabia…”.
Dicas para melhorar a empatia no ambiente de trabalho
E como nenhuma receita é completa sem oferecer maneiras de aplicar a empatia e melhorar a sua imagem e todo o ambiente de trabalho, separamos abaixo algumas dicas preciosas:
- Busque melhorar sua capacidade de ouvir – dessa forma, você amplia sua percepção do ambiente e oferece soluções ao invés de apenas opiniões vazias;
- Mantenha-se sempre atento – ao invés de usar o tempo livre para ficar no celular, que tal aproveitar a oportunidade para observar como se dão as relações dentro do seu ambiente de trabalho?;
- Busque a calma – ninguém consegue observar quando está fora do seu equilíbrio. Sabemos que, em algumas situações, isso parece impossível, mas é preciso treinar a manutenção da calma para poder tomar qualquer atitude saudável;
- Não faça com os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você – se a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, invista na construção da imagem pessoal e profissional de alguém que valoriza sempre agir como gostaria que agissem com ela. Isso é essencial.
O que você achou do conteúdo de hoje? Não deixe de compartilhar conosco suas questões, dúvidas e experiências nos comentários abaixo. Afinal, o conhecimento se constrói a partir dessa troca!