A inspiração deste artigo veio como consequência de uma semana intensa de diálogos no trabalho de identificação do DNA, tanto pessoal para a gestão e desenvolvimento da marca pessoal quanto a gestão da imagem corporativa.
Quando trabalhamos a gestão da marca pessoal, não existe uma preocupação com a diversidade, pelo contrário, esta variante torna-se bastante interessante e importante no gerenciamento da marca pessoal – personal branding. A história, os valores, os sonhos e as frustações são informações fundamentais para a construção do contexto geral.
Assim como faço no processo de gestão da imagem pessoal, no mundo empresarial não é diferente. Meu ponto de partida também é o diálogo com os proprietários da empresa, no caso de empresa familiar, para entender o DNA e identificar Genius Loci ( talento) da empresa.
Esta semana comecei a estudar o dna de uma nova empresa familiar com dois sócios. Após o diálogo com os sócios a percepção era que estávamos falando de duas empresas diversas. Dois sócios completamente diferentes com idades diferentes, dna diferentes, interesses diferentes, estilo de vida diferentes, valores diferentes, visões diferentes e objetivos pessoais diferente. Os pontos em comum eram o entendimento do potencial da empresa e os objetivos de crescimento parecidos. Através do estudo do DNA podemos identificar o Genius Loci que será fundamental na criação de estratégias inovadores e originais. Todas as empresas devem expressar seu próprio Genius Loci, isto é, um “caráter” e uma personalidade” enraizados em um contexto reconhecível.
Fiquei bastante intrigada com os resultados obtidos. Para tentar esclarecer melhor a história, marquei um outro diálogo com o funcionário mais antigo da empresa. Este diálogo ainda não aconteceu, mas após transcrever todos os diálogos, identifiquei que o que parecia ser o maior empecilho deste trabalho torna-se o maior talento., o verdadeiro Genius Loci da empresa. A diversidade permeia todo o processo desta empresa. Vai desde o produto até o formato do escritório que foge completamente dos padrões convencionais.
A diversidade não pode ser vista como um problema, mas sim como um talento que, se bem trabalhado, fará toda a diferença.
Genius loci: refere-se a um conjunto de características que caracterizam um lugar, uma cidade, uma empresa. Indica o talento local.