A situação não está nada fácil no nosso país, mas, mesmo assim, ainda existem os que decidem empreender. Não são poucos e nem inexperientes no mercado de trabalho. Mas a maioria, ainda não tem noção do que é marketing de conteúdo e acredita que pode sobreviver sem ele. Segundo o Sebrae, a falta de conhecimento e informação sobre as vantagens de usar as ferramentas de marketing digital para tornar a sua marca conhecida, é uma grande barreira para novos empreendedores.
Quando se abre uma empresa, depois de traçar seu plano de negócios, medir seus riscos e conhecer seus concorrentes, é hora de botar a mão na massa e se tornar conhecido no mercado. Mas, vocês já ouviram aquele velho ditado, “a primeira impressão é a que fica”? Então, é aqui que um plano estratégico de marketing digital entra. A imagem que você quer passar para o seu público alvo, depende desse primeiro passo. Por isso, planeje, estude o mercado e trace sua estratégia desde o início.
Oferecer conteúdo de qualidade passa credibilidade, confiança, atrai novos clientes e pode manter a sua marca bem colocada nas buscas. Ele pode ser disponibilizado através de um blog dentro do próprio site da empresa onde podem ser publicados artigos, apostilas ou pesquisas com informações relevantes ao seu público alvo.
Alguns exemplos de conteúdo de qualidade
O mais antigo exemplo de marketing de conteúdo de sucesso, é da Michelin, empresa de pneus. O grupo precisava aumentar as vendas e decidiu criar o famoso Guia Michelin, ou seja, conteúdo impresso. Conhecido. por suas dicas de restaurantes e lugares turísticos, foi distribuído gratuitamente para os motoristas. Dessa forma, seus leitores gastariam mais pneus à procura dos lugares.
Eu sei, se você é do mundo do marketing, já está careca de ouvir essa história. Mas não deu para resistir, na minha opinião, esse é um exemplo claro de marketing de conteúdo para leigos.
Você simpatiza com a Netflix, não é? Eu também, muito. Não só pela variada gama de entretenimento que ela oferece, mas pelo posicionamento da marca. O conteúdo da @netflixbrasil no Instagram é de se apaixonar. Fora os posts espirituosos, a marca responde à todos os comentários. E o que é melhor, de maneira leve e cheia de humor.
Esse, postado numa segunda feira, é um exemplo de conteúdo original feito para engajar seus usuários e fazendo com que se identifiquem com a marca. São cuidados assim, como esse da Netflix em usar a linguagem correta com seus clientes, que fazem as estratégias de marketing serem um sucesso.
Esses cases de sucesso, se tornaram possíveis por que as marcas investiram em proporcionar conteúdo de qualidade para seu público e não só vender um produto ou serviço. Por isso, pense duas vezes na hora de planejar e definir suas metas, não esqueça que pode oferecer muito mais para o seu cliente e ter ótimos resultados.