Marketing de Influência: Estratégias práticas para você desenvolver.

Sabemos que o marketing de influência permanece em alta em 2023, sendo apontado por diversos especialistas, como uma das principais tendências do ano.

Reforçando essa teoria o evento “BBXP” foi um evento pensado exclusivamente para influenciadores, neste ano o Big Boss, realizou esse evento pré-BBB, apontando que de fato a tendência veio para ficar.

Mas, vamos com calma. Antes de mergulharmos nesse tema é preciso ficar mais familiarizado com ele, afinal usar o marketing de influência pode não ser tão simples, por isso, separei alguns tópicos que podem facilitar a sua compreensão do tema, mesmo que você não seja da área de marketing.

O marketing de influência nada mais é do que uma estratégia de marketing digital focada nas redes sociais. O objetivo da estratégia é colocar a sua marca ou produto em evidência através de influenciadores digitais, produtores de conteúdo que possuem um público fiel e extremamente engajados.

Para começar um trabalho com influenciadores, a empresa precisa criar estratégias para aplicar o Marketing de Influência, neste planejamento deve conter o orçamento disponível para a ação, o perfil de criador de conteúdo e a campanha que será lançada. 

Budget: Orçamento disponível

Toda ação ou campanha de marketing requer investimento, não existe lançamento ou divulgação de produtos e serviços sem investimento em mídia. E na estratégia de marketing de influência, o primeiro passo é você descobrir qual é o valor possível de investimento que a sua marca terá. 

Canais:

gestão de imagem

Todas as redes sociais são canais de aquisição e relacionamento com os clientes, escolher qual rede social usar na sua ação é fundamental para que possa estar criando a comunicação certa nos canais que tenham maior potencial de resultado, ou seja: não adianta escolher o Tiktok só por que está em alta, ou não escolher por que só tem crianças por lá.

Marketing se faz com dados, na hora de escolher qual canal você quer estrear faça isso com base nos números de performance de cada rede social. Onde estão os seguidores e como eu posso ser encantá-los e aí, sim, você pode ir para próxima etapa.

O perfil do Influenciador:

Para selecionar o criador de conteúdo ideal para o seu nicho, considere os valores pessoais dele, quais bandeiras ele defende? Quais comunidades ele pertence? Isso faz sentido para a sua marca? Tom de voz, do criador de conteúdo, será que a forma que ele se comunica e influência os seus seguidores concordam com o tom de voz da sua marca? E principalmente, o público engajado, tem o perfil de cliente ideal da sua marca? 

Todas essas são perguntas que devem ser respondidas com clareza, para que você possa criar uma ação autêntica. Afinal, quanto mais relevante for o criador de conteúdo, maior poderá ser a exposição da sua marca e o ideal é que seja uma exposição positiva.

Através de um posicionamento claro e um modelo de campanha autêntica, você pode alcançar uma comunidade ansiosa para consumir os seus produtos. 

Essas foram algumas dicas de como criar estratégias para se aventurar no marketing de influência. 

Abraços, Shayane Viana.

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *