O mundo virtual tem uma grande importância no nosso dia a dia. Para muitos, a identidade virtual e imagem real são coisas separadas e se esquecem da coerência e da consistência de ambas.
Qual é o meu avatar? Como deve ser minha identidade virtual? Estes questionamentos são recorrentes para muitos que utilizam as redes sociais.
O mundo virtual deve acompanhar o mundo real. A expressão virtual diz respeito somente à ferramenta utilizada. Todas as informações ali presentes deverão reforçar a realidade da personalidade real. Assim como na vida real, muitas pessoas querem se tornar famosas através das redes sociais e acham que o número de amigos ou seguidores darão credibilidade à sua imagem. Ficam mendigando seguidores ou aproveitam o nome de pessoas influentes para tentarem ser famosas e assim alavancarem suas redes. Infelizmente tudo isto é pura perda de tempo. A importancia do usuário se dará pela influência que cada ele exerce em seu meio. Desta forma, todos aqueles que não são famosos mas que desejam se tornar conhecidos, precisam pensar na importância do conteúdo exibido na relevância do mesmo e não publicarem informações vazios. A menos que você seja o Luciano Huck que possue mais de 4 milhões de seguidores, o bonitão Ashton Kutcher com mais de 8 milhões de seguidores ou alguém do gênero, você poderá dizer o que está comendo, que está com sono ou se está indo tormar banho. Caso contrário, tais comentários são completamente desnecessários.
Hoje mundo virtual e mundo real se misturam. O mesmo deve acontecer com a sua identidade virtual e identidade real. Você precisa ser a mesma pessoa nos dois universos e transmitir suas mensagens de forma eficaz. Toda e qualquer inconsistência entre as duas identidades colocará sua credibilidade virtual e real em risco.
Lembre-se que sua identidade é a sua marca e, assim como toda e qualquer marca, deve haver uma linearidade na mensagem transmitida ao seu target, independente do canal na qual ela será exposta. O conceito deverá ser o mesmo. Trate sua identidade, seja ela real ou virtual, como uma marca de grande valor. Seja criterioso.