O planejamento de carreira é uma atividade muito importante para quem quer alcançar objetivos e crescer profissionalmente. Como em todo começo de ano, as pessoas se sentem mais dispostas a fazer uma lista de resoluções. Porém, como algumas delas nem sequer colocam no papel o que pretendem fazer ou deixam a desejar no planejamento, as metas geralmente não são alcançadas. Para não fazer parte desse quadro, veja, a seguir, dicas de como fazer o planejamento de carreira para 2016:
Comece com um balanço
Em primeiro lugar, faça uma avaliação do atual estágio da sua vida e veja se ele corresponde ao que você esperava. Se sim, aproveite para tirar as lições dessa trajetória e tente repeti-las no futuro. Caso contrário, busque descobrir o que fez com que você não alcançasse o patamar desejado. Nesse sentido, analise se a não conquista de metas esteve mais ligada a fatores individuais ou externos, como crise econômica, posicionamento da empresa etc.
O uso da matriz SWOT, que serve para analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, pode ajudar nesse balanço. A partir da sua atual fase de vida, passe a fazer de fato o seu planejamento de carreira para 2016.
Defina objetivos
Uma vez que você sabe onde está, é hora de traçar o patamar que você pretende atingir. Para tanto, faça uma lista do que almeja para a sua carreira. Por mais que o planejamento seja para o ano de 2016, pense em metas em curto, médio e longo prazo. Registre as resoluções num papel, como agenda, num aplicativo ou numa planilha digital, mas faça o seu cérebro se comprometer com o que está escrito, para que assim ele busque formas de concretizar as metas. Para isso, visualize essa lista ao menos uma vez por mês ao longo do ano.
Mensure para um planejamento de carreira eficiente
Na hora de planejar, grande parte das pessoas chega somente até o passo anterior, que é definir os objetivos. Depois, deixam o tempo passar e se esquecem do que foi planejado. Para que você tenha êxito no alcance de suas metas, é importante acompanhá-las periodicamente.
Você deve se perguntar: o que eu estou fazendo para conquistar tal objetivo? Alguém pensa em trabalhar no exterior, por exemplo, deve fazer um curso de idiomas, e por aí vai. Portanto, acompanhe o andamento das metas e faça a mensuração dos resultados, afinal, nem sempre a meta é cumprida de uma só vez. O que importa é você não perder de vista o foco nos seus objetivos.
Entenda por que planejar
Muitas pessoas questionam os resultados do planejamento de carreira e, para isso, usam exemplos de personalidades que conseguiram algum êxito com pouco planejamento. Porém, essas pessoas se esquecem de que o planejamento dá fundamentos sólidos para um crescimento sustentável e não para algo esporádico, que tem a ver com sorte.
Quando alguém se prepara para uma mudança positiva de vida, fica mais aberto a oportunidades de sucesso e tem mais chances de aproveitá-las. Nesses casos, uma vez que se sobe de patamar, as probabilidades de voltar atrás são menores, já que o indivíduo adquiriu o know how de determinação ação.
Você já fez o seu planejamento de carreira para 2016? Qual metodologia utilizou? Conte pra gente aqui nos comentários. Participe!