Apple de Steve Jobs ou Steve Jobs da Apple. Todos nós já sabíamos que este dia não demoraria muito a chegar mas mesmo assim fomos pegos de surpresa. Eu estava trabalhando no meu computador Mac – Pro assistindo o Jornal Nacional quando escutei a triste notícia da sua morte. Em seguida fui para o meu quarto onde estavam meu iphone e postei um comentário no twitter. Deitada na minha cama, peguei meu ipad para ver a repercussão da notícia no mundo.
É incrível como o Steve Jobs entrou em nossas vidas e nos encantou com sua mente brilhante e inquieta. Presente na vida de muitos de nós, para não falar de praticamente todos nós. Eu entrei para o mundo Apple através do meu primeiro mp3 e nunca mais sai. Repetindo as palavras de Barack Obama, “ele mudou a forma de vermos o mundo.”
Hoje, estava conversando com um médico amigo sobre o futuro dos nossos filhos. Ele me contou que estava jantando com sua família quando escutou a notícia. Seu filho Rafael de 16 chorando perguntou ao seu pai: “quem vai ser meu ídolo agora?” Assim como Rafael, muitos outros jovens foram influenciados por este líder e exemplo de determinação, comprometimento e paixão por aquilo que faz.
Temos aqui um exemplo de um líder extraordinária que, com sua mente inovadora e um carisma imensurável, construiu uma das marcas mais valiosas do mundo. Uma marcar construida no DNA do seu criador – inovação, perfeição, busca incansável pela excelência. Agora fica a pergunta no ar: O que será da Apple sem Steve? Ela continuará a existir mantendo-se fiel ao DNA do seu criador?
De acordo com suas próprias palavras: “Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde ao lado de Sócrates”. Encerro este breve texto com uma frase do filósofo:
“Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus.”
“Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa para mim… Ir para a cama à noite e pensar que foi feito alguma coisa grande. Isso é o que mais importa para mim.”
Steve Jobs