x_comportamentos_que_mancham_a_reputação_no_ambiente_de_trabalho.jpg.jpeg

5 comportamentos que mancham a reputação no ambiente de trabalho

Quase todo mundo conhece alguém que não tem uma fama tão boa no trabalho. Alguns são conhecidos por serem rígidos demais, os famosos “carrascos”; outros apresentam certo desequilíbrio emocional, refletindo nas relações de trabalho; entre outras características mais.

Todavia, nem todas essas pessoas que possuem uma má reputação são capazes de reconhecer o que no seu comportamento gera essa imagem negativa.

Quando não temos o hábito de praticar a autocrítica, corremos o risco de ser essa pessoa e estar atrapalhando tanto o nosso próprio desempenho quanto o de outros colegas de equipe.

Para facilitar essa tomada de consciência, destacamos cinco comportamentos que mancham a reputação de uma pessoa no ambiente de trabalho.

1. Atrasos frequentes

Chegar atrasado uma vez ou outra, a ponto de ninguém notar que isso acontece, é absolutamente normal, já que passamos a maior parte da semana trabalhando. No entanto, se a dificuldade em ser pontual se excede, tornando-se um padrão de comportamento, tendo muitas vezes prejudicado a equipe por ausência em horas importantes, certamente isso já foi notado e pode ter se tornado um alerta acerca da sua conduta profissional.

2. Dificuldade em separar o pessoal do profissional

É natural que os acontecimentos da vida façam parte dos assuntos no ambiente de trabalho. Porém, uma dica para perceber quando isso está demais é fazer uma divisão imaginária do percentual de assuntos pessoais e profissionais falados em 100% do tempo que se está trabalhando. Ser sincero consigo mesmo nessas horas é indispensável para trazer mudanças positivas. Se os assuntos pessoais ocuparem grande parte desse tempo, é sinal de que você precisa voltar mais a sua atenção para o trabalho durante o horário de expediente, pois isso deve estar atrapalhando o andamento das tarefas, além de poder incomodar quem não está interessado em saber como foi seu fim de semana.

3. Comportamento inadequado nas redes sociais

Um problema contemporâneo que vem dando o que falar nas empresas é o comportamento de colaboradores na internet. As redes sociais, embora sejam pessoais, servem para mostrar como você é. Portanto, parte da sua imagem é transmitida através de seu perfil virtual. É preciso estar mais atento ainda quando se utiliza o nome da empresa no campo “emprego” publicamente, afinal, você se torna um representante dela.

4. Descontrole emocional

Levar discussões até as últimas consequências, aumentar tom de voz constantemente, xingar, chorar toda vez que receber um feedback e dar em cima de colegas de trabalho são alguns dos comportamentos indesejáveis em qualquer ambiente, principalmente se tratando de um local de trabalho. A responsabilidade sobre o próprio equilíbrio emocional é individual. Ninguém precisa saber o tempo todo o que está passando pela sua cabeça ou o que você está sentindo.

5. Falta de ética

Ética e cooperação andam juntas. Veja essas situações: no momento em que se discute a substituição de uma pessoa, eu me esquivo; quando um membro do grupo tem dificuldade, eu me aproveito da situação para aparecer; meu gestor visa promover alguém e eu passo a ficar próximo dele. Essas são algumas situações em que a ética passou longe.

Não importa o quanto uma atitude imoral possa parecer me beneficiar, todos estão vendo que há em mim um excesso de individualismo. Mais cedo ou mais tarde, essa conduta manchará minha reputação e ninguém vai querer trabalhar comigo, muito menos me indicar para algum cargo. Essa característica precisa ser trabalhada e, no lugar dela, devemos exercitar a empatia. Por isso, não economize no autoconhecimento, que é tão importante quanto o desenvolvimento intelectual.

Essas dicas te ajudaram? Comente no post e diga o que achou!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *