Fotolia_49525745_Subscription_Monthly_M-1

A comunicação e suas estratégias

A comunicação é um processo que vem sofrendo mudanças desde os tempos dos homens das cavernas.  Há 3800 A.C o homem não sabia falar e para se comunicar fazia desenhos nas paredes das cavernas. Passamos por vários processos e hoje vivemos a era da tecnologia. Podemos dizer que nossa era das cavernas são as redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram Linkedin entre outros.  Nunca tivermos tantas ferramentas de comunicação como agora.  O problema é a falta de alinhamento entre as diversão formas de comunicação e a correta utilização.

 

Como nos comunicarmos de forma eficiente e pontual, eis a questão!  Mesmo sem emitirmos som estamos nos comunicando. Portanto, o que muitos não se dão conta é que existem dois tipos de comunicação, a verbal e a não verbal.

 

Comunicação verbal é quando utilizamos palavras para nos comunicarmos.

Comunicação não verbal é quando não precisamos de palavras para nos comunicar. Utilizamos tudo aquilo que está relacionado à nossa imagem. Nosso corpo, nossas roupas, nosso perfume, nossas emoções e todas as redes sociais as quais estamos expostos.

 

Me lembro de um cliente muito divertido contanto uma das suas histórias. Ele, um atleta cego precisava de ajuda para descer do ônibus tinha parado muito distante da calçada. Adivinhem quem apareceu para ajudá-lo. Acreditem, um mudo.  Agora imaginem só a situação. Um cego tentando se comunicar com um mudo.  Depois de muita dificuldade, a forma encontrada para se comunicarem foi através do tato.

 

Para termos uma comunicação eficiente e eficaz,  precisamos responder as seguintes perguntas:

·      Quais são as minhas expectativas

·      Como quero ser percebido

·      Qual mensagem quero passar

·      Com que vou me comunicar

Uma vez respondidas estas  perguntas é só adequar o discurso, seja ele, verbal ou não verbal ao seu interlocutor ou publico alvo. Esta reflexão vale não só para encontros presenciais mas também em comunicações virtuais. Nunca se esqueçam, o mundo virtual é uma extensão do mundo real ou  presencial. A forma de comunicação e o conteúdo deverá estar sempre alinhado.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Seja sincero sobre a missão da sua marca profissional e serviços oferecidos por você. Pode parecer algo sem importância, mas, quando um cliente procura um profissional, ele quer entender o seu papel e atuação no mercado. Também é essencial manter informações de contato atualizadas e links para outras redes sociais. A transparência é importante para atrair clientes e manter um canal ativo de comunicação. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *