gestao-de-carreira-de-atletas-entenda-por-que-ela-e-tao-importante.jpeg

Gestão de carreira de atletas: entenda por que ela é tão importante

Dentro do mundo dos negócios é comum ouvir sobre a importância do plano de carreira e quais são as habilidades que o mercado espera dos profissionais. Mas, esse pensamento pode e deve ser levado em consideração em qualquer profissão ou segmento — isso também vale para o mundo dos esportes.

No texto a seguir, explicaremos porque a gestão de carreira de atletas é tão necessária quanto a de um profissional corporativo. Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e confira!

O que é gestão de carreira de atletas

Assim como acontece em qualquer profissão, a gestão de carreiras ajuda os profissionais em 3 pilares principais: profissional, pessoal/familiar e financeiro. Com a soma dessas três esferas e a definição de uma estratégia, o atleta consegue entender de forma clara onde se quer chegar e quais são as ferramentas necessárias para atingir o que ele idealiza.

Transferindo essa ideia para o ambiente esportivo, a gestão de carreira de atletas pode ser usada para desenhar uma possível trajetória profissional. Desde o início até o pós-carreira podem passar por esse planejamento, que é baseado nos objetivos de cada esportista e nas especificações de cada esporte.

Progressão da carreira esportiva

Partindo das metas que o próprio atleta define para a sua carreira, e com a ajuda de um profissional que possa orientar o esportista, fica mais fácil centralizar os esforços e a tomada de decisões profissionais a curto, médio e longo prazo.

Como exemplo, podemos pensar em um jogador de futebol que está começando a sua carreira em um clube pequeno e que quer vestir a camisa de grandes times brasileiros.

Nesse caso, uma gestão de carreira para esse atleta o ajudará a transformar o seu nome em uma marca própria, trabalhando a sua divulgação e posicionamento em busca de mais exposição profissional.

A imagem do atleta

Como explicado acima, boa parte do trabalho de gestão de carreira de atletas está diretamente ligada com a sua imagem e reputação. O nome de um esportista funciona de forma similar ao de uma marca, já que precisa ser trabalhado, divulgado e reconhecido para chamar a atenção do público.

Por isso, um plano de carreira também inclui um direcionamento de como se posicionar nas redes sociais, em entrevistas e dicas de comportamento para que a audiência sempre olhe para o atleta de forma positiva.

Mesmo sua imagem não afetando o desempenho profissional, ter uma má reputação pode impedir que o esportista ganhe patrocínios ou feche grandes contratos.

Com os esforços guiados para o que foi definido na gestão de carreira de atletas, as personalidades do mundo esportivo podem atingir seus objetivos de forma mais fácil e sem se perder pelo caminho.

Claro que cada jogador terá um plano de carreira diferente, pois eles são criados de forma única e personalizada, seguindo objetivos, perfis e características próprias.

Para garantir que a sua gestão de carreira esteja em boas mãos, conte com a ajuda de profissionais da área capacitados e com experiência no ramo. Se interessou e quer saber mais sobre esse assunto? Então, se inscreva em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *