gerenciamento de carreira

Quando é preciso ajuda profissional para gerenciamento de carreira?

Mudar de negócio ou fazer um planejamento da própria vida profissional não requer apenas intuição e força de vontade. Em muitos casos, é preciso pedir ajuda a alguém com conhecimento especializado em gerenciamento de carreira.

Esse profissional pode dar sugestões mais acertadas para o que você precisa, além de ajudar a fortalecer a sua imagem no mercado.

Mas em quais momentos é ideal procurar por esse tipo de ajuda? Acompanhe este artigo e conheça 6 sinais de que a sua carreira precisa de uma direção mais arquitetada.

1. Crise na imagem pessoal

Percepção negativa por parte do público, baixa popularidade, má aceitação nas redes sociais e exposição exagerada na mídia. Esses são alguns aspectos que mostram que existem problemas na reputação da imagem de uma pessoa ou corporação. Isso pode ocorrer em qualquer momento da vida profissional.

Essa crise de imagem é bastante comprometedora para os negócios de qualquer um. Atletas, celebridades, empresas e profissionais de diversos setores precisam ficar de olho na integridade da sua imagem.

Quando se esbarra em uma crise desse tipo, é chegada a hora de pedir ajuda profissional para fazer o gerenciamento da carreira. É necessário o apoio adequado para lidar com a situação de crise e reduzir ao máximo as suas consequências.

2. Indecisão sobre o mercado de atuação

Muitos profissionais têm inúmeras ideias na cabeça e gostariam de colocá-las em prática, mas sentem dificuldade de compreender qual o mercado ideal para atuar. Também não sabem como traçar objetivos e estratégias. Que tal procurar, então, uma ajuda profissional?

Com alguém que tem boa capacidade, formação adequada e visão de mercado, será possível resolver essas dificuldades. Por meio de uma orientação profissional, você vai poder identificar as características sociais e econômicas fundamentais para o seu negócio.

Além disso, terá a chance de estudar casos de sucesso e de conhecer outras estratégias de gestão para o seu empreendimento ou carreira.

3. Transição de carreira

Você tem uma formação acadêmica e já atua na sua área, mas sente falta de ter o seu próprio caminho? Procura por um segundo momento profissional em busca de novas oportunidades? Então, você deveria solicitar uma ajuda profissional para fazer o gerenciamento dessa fase de transição de carreira.

Inclusive, esse é o caso de muitos atletas profissionais que, por conta do esporte, em breve terão que deixar as quadras ou as piscinas devido ao desgaste físico.

Sendo assim, é necessário o auxílio de um profissional para planejar a transição de carreira ainda quando o indivíduo estiver na ativa. Isso para que o processo seja feito de forma gradual, segura e sem grandes transtornos financeiros, por exemplo. Afinal, uma transição de carreira não é uma aposentadoria, mas sim uma mudança para novos horizontes.

4. Necessidade de ampliar a abrangência do Marketing Pessoal

Muitas pessoas imaginam que o Marketing Pessoal se reduz somente às suas vestimentas e ao modo de falar ou de se apresentar dentro da sua área de atuação ou empresa.

Porém, quem pensa assim já deve saber que está em desvantagem em relação aos outros concorrentes. Atualmente, é preciso estender o Marketing Pessoal para várias outras áreas da sua vida.

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Por exemplo, saber como se comportar nas redes sociais e viver intensamente a profissão é extremamente importante para quem almeja sucesso no mundo atual.

Afinal, já passou o tempo em que somente o local de trabalho era importante. Hoje, todos nós sabemos que o alcance das mídias sociais é extremamente válido para seu sucesso ou fracasso.

Não se esqueça de que o networking também faz parte da sua carreira e que, atualmente, é tido como uma das partes essenciais para seu sucesso. Por isso, cuidar da sua imagem pessoal e reputação é muito importante para manter as portas abertas.

Para quem tem dúvidas sobre esses novos aspectos, certamente a ajuda profissional pode ser eficaz para desmistificar certos conceitos e até mesmo para aumentar suas chances de conquistar novas oportunidades.

5. Lentidão na progressão da carreira

A lentidão na progressão da carreira pode ser um sintoma de várias atitudes cometidas ao longo do tempo. Em muitos casos, o profissional se acomoda, deixando de se renovar e de inovar dentro da sua área de atuação. Certamente, isso tem um preço.

A fim de conseguir saltar para os cargos mais importantes da sua companhia, é preciso ter uma formação acadêmica exemplar, além da capacidade de demonstrar resultados expressivos de forma constante.

Obviamente, tudo isso está relacionado com o seu marketing pessoal e com vários outros aspectos da sua vida profissional, mas certamente esses são bons pontos de partida.

Para organizar tudo isso e conseguir ter foco e um plano de ação eficaz, o coaching de carreira é uma ferramenta indicada. Com ela, você consegue ir mais longe em menos tempo.

A ajuda profissional, para esses casos, é extremamente bem-vinda. Em especial, para aquelas pessoas que não sabem mais o que fazer.

6. Atuação em uma nova área

Atuar em uma nova área é desafiador. É muito comum não saber como começar ou até mesmo quando iniciar essa nova empreitada.

Afinal, mudar de carreira exige muita dedicação e, sem um plano adequado, todas as mudanças podem se tornar um verdadeiro pesadelo devido aos grandes riscos financeiros.

Para gerenciar esses riscos com mais eficácia e não tomar nenhuma decisão equivocada, sempre é importante contar com profissionais capacitados ao seu lado. Eles saberão direcionar seus esforços e, principalmente, auxiliarão você a conseguir as melhores oportunidades que o mercado pode oferecer.

Não se esqueça de que simplesmente abandonar seu emprego atual e conseguir outro pode se tornar um grande problema de difícil solução. O ideal é sempre permanecer atento e principalmente preparado para conseguir cargos semelhantes com remunerações próximas do seu nível atual. No entanto, para conseguir esse feito, é preciso ter planejamento e muito conhecimento sobre o tema.

Essas foram algumas das situações que requerem uma ajuda especializada. Para o sucesso nesse tipo de orientação, é fundamental que você procure por gestores de carreira com referência no mercado. Por isso, dê uma olhada na cartela de clientes já atendidos por eles.

Se você estiver passando por algumas das circunstâncias apresentadas neste artigo ou precisa de um apoio profissional no gerenciamento de carreira, entre em contato conosco para ter orientações adequadas. Nós estamos prontamente preparados para ajudá-lo a conseguir o sucesso que você busca na sua vida profissional.

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] objetivo desse especialista é lhe impulsionar no mercado por meio de posicionamento e orientação na sua área. Com isso, você gasta menos tempo e energia para conseguir aquela promoção ou novo emprego. Quer […]

  2. […] das metas que o próprio atleta define para a sua carreira, e com a ajuda de um profissional que possa orientar o esportista, fica mais fácil centralizar os esforços e a tomada […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *