Afinal, o que é ser um bom líder?

Muito se fala sobre a influência de uma boa liderança no sucesso de uma organização. Mas o que é ser um bom líder? Afinal, não é a nomenclatura que o define e, sim, os comportamentos e ações.

Lembre-se de que o líder não só consegue manter uma equipe motivada, como também é responsável por maximizar os resultados da empresa. Não à toa, profissionais que sabem exercer a liderança são disputados no mercado.

Ficou interessado no assunto e quer saber como trabalhar melhor a questão da liderança, fator que vai torná-lo um profissional ainda mais qualificado? Confira o post a seguir, que apresenta não só as características de um líder nato, mas também como desenvolvê-las. Boa leitura!

Qual o comportamento de um líder nato?

Um verdadeiro líder não obriga ninguém a acompanhá-lo. Ele desperta admiração nas pessoas de forma que elas querem o seguir por vontade própria. Ele é aquele profissional que tece elogios para os colaboradores em público e deixa para abordar as críticas, mesmo que construtivas, em momentos particulares.

Ele sabe que empatia é a palavra-chave para conquistar a equipe. Por isso, não se impõe como um chefe — até porque o seu intuito é conquistar a confiança do time. Nesse sentido, ele se comporta muito mais como um orientador/auxiliador. Ao atuar assim, o líder é capaz de desenvolver o potencial máximo da equipe, levando em consideração as particularidades de cada um.

Quais as principais atitudes e características do líder?

Capacidade de delegar

Em vez de acumular tarefas, ficando sobrecarregado, o líder delega funções. Afinal, ele tem plena segurança na equipe. Além do mais, sabe que essa ação é importante para o desenvolvimento de um time mais organizado e eficiente.

Mente visionária

Pensar fora da caixa: essa é uma das principais ações dos líderes. O motivo? Somente assim é possível prever alguns cenários e detectar problemas reais. Em outras palavras, o líder tem pensamento estratégico e analítico, buscando soluções práticas e efetivas.

Desejo de vitória

Sabe aquele profissional que almeja o sucesso dos outros assim como o de si próprio? Assim é o líder. Ele quer que os seus colaboradores vençam. Por isso, estuda a organização como um todo e contribui para que cada um realize com excelência o seu trabalho, resultando em melhorias significativas para a empresa.

Competência

Não adianta querer liderar sem ter o mínimo de competência, não é verdade? Em termos simples, uma boa liderança depende de alguém que é capaz de entregar resultados de forma constante. Portanto, ter experiência e know-how sobre o trabalho é imprescindível para o sucesso.

Iniciativa

A iniciativa é a capacidade de “lançar” as ideias que surgem nos momentos inesperados. É conseguir ser proativo mesmo em momentos de estresse e quando a pressão está alta. Ter a capacidade de ser o primeiro a fazer alguma coisa é uma das principais atitudes que um indivíduo tem que desenvolver para conseguir a liderança comportamental.

Resiliência

Nem sempre as coisas dão certo. Saber como segurar as pontas e como manter a postura nos momentos adversos é extremamente importante para manter a moral da equipe, que, em muitos casos, trabalhou duro para fazer um projeto acontecer. Desenvolver a resiliência é um sinal de sabedoria e de inteligência emocional.

Inteligência emocional

A inteligência emocional está diretamente relacionada à capacidade de perceber suas emoções e, em seguida, encontrar um direcionamento produtivo. Os líderes que apresentam essa característica conseguem entregar mais resultados enquanto mantêm a alta satisfação dos colaboradores.

Saber dar e receber feedbacks

O feedback é extremamente importante para o refinamento das ideias e da qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido. Saber comunicar as insatisfações e os acertos de maneira eficaz é a melhor forma de otimizar e melhorar os resultados de uma companhia.

Em contrapartida, saber ouvir críticas também é extremamente importante. Afinal, é impossível estar certo a todo momento, não é verdade? Admitir erros é sinal de sabedoria e de respeito com o time.

Para liderar em alto nível é preciso desenvolver estes dois aspectos — o coaching de liderança pode ajudar nessa área da sua evolução profissional e pessoal.

Como desenvolver as habilidades de um líder?

Aprenda a escutar

Temos dois ouvidos e uma boca, certo? É sábio, então, utilizá-los na devida proporção. Isso significa que você deve aprender a falar menos e a escutar mais. Lembre-se de que é possível aprender lições valiosas com as pessoas que o rodeiam.

Seja humilde

Errar é humano e não precisa ter vergonha de assumir isso. Inclusive, as falhas podem ser fonte de aprendizado, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional. Por isso, seja humilde e saiba reconhecer os seus equívocos.

Invista em relações interpessoais

Para ter resultados expressivos é imprescindível conseguir se conectar com os colaboradores. Investir constantemente nessas conexões é o que faz com que as habilidades de um líder sejam desenvolvidas.

Por isso, desde o início, procure entender o ambiente corporativo no qual você está inserido e tente encontrar as motivações, valores e princípios que movem os interesses pessoais e organizacionais da empresa.

Esse exercício faz com que laços sejam criados com maior facilidade, sem deixar de lado o resultado que sempre deve ser mantido como foco principal.

Pratique a disciplina

A disciplina é a capacidade de fazer o que precisa ser feito mesmo em circunstâncias adversas. Conseguir entregar qualquer tipo de trabalho com qualidade acima da média e de forma constante ajuda a criar uma mentalidade coletiva extremamente positiva.

Inclusive, demonstrar a disciplina constantemente é uma das melhores formas de ter um estilo de liderança menos agressivo e pautado no resultado.

Assuma mais projetos

Assumir mais projetos é a melhor forma de exercitar todas as suas capacidades, além de ser uma excelente maneira de demonstrar para sua companhia que você deseja — e consegue — cargos cada vez melhores.

Isso ajuda a criar um branding de liderança em que você se posiciona como uma pessoa focada no crescimento e na resolução de problemas, o que é excelente para sua carreira.

Invista no conhecimento

Ninguém já nasce sabendo de tudo, não é mesmo? Nesse sentido, vale a pena buscar por cursos que visam aprimorar a sua liderança. Serviços de coaching e consultorias, nesse contexto, são verdadeiros aliados.

Fato é que não existe uma fórmula mágica capaz de torná-lo um líder da noite para o dia. Mas, ao levar em consideração essas informações, existem mais chances de você se tornar um profissional qualificado e, claro, exercer mais liderança.

Gostou das informações sobre liderança que disponibilizamos no conteúdo de hoje? Agora que já sabe o que é ser um bom líder, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você terá acesso a dicas e conteúdos exclusivos, que vão impulsionar sua carreira.

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.