branding-para-introvertidos-4-dicas-para-voce-se-sobressair.jpeg

Branding para introvertidos: 4 dicas para você se sobressair

Para ter uma carreira de sucesso, é preciso promover o branding pessoal, o que pode ser bastante difícil para pessoas introvertidas. Falar em público, expressar opiniões e demonstrar conquistas profissionais são passos extremamente complicados para quem vive na timidez. No entanto, algumas práticas específicas de branding para introvertidos podem dar certo.

É o caso de investir mais na rede de relacionamentos e participar de outra maneira das reuniões em grupo. Também criar e atualizar um perfil on-line com todas as conquistas profissionais pode ser bastante eficaz.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça quatro passos para destacar a sua marca pessoal, mesmo que você seja introvertido.

1. Mantenha um perfil on-line com suas conquistas profissionais

Em muitas situações, os introvertidos são ignorados pelos outros, mesmo sendo talentosos e bons de trabalho. Isso ocorre, principalmente, pela falta de divulgação daquilo que fazem.

Nesse sentido, é necessário falar mais sobre suas conquistas. Mesmo que você não goste de se expor, é interessante pelo menos ter um currículo atualizado em alguma plataforma on-line. Assim, basta se apresentar e dizer que possui um perfil on-line e as pessoas vão buscar informações sobre você.

2. Apresente a sua opinião por escrito

Geralmente, em uma reunião de equipe, com sala cheia, com colaboradores de diversos departamentos, os introvertidos acabam não falando nada. No fim das contas, deixam de demonstrar suas opiniões e apontamentos.

Para não deixar de se expressar, se for muito complicado falar em público, procure entregar algo escrito. Rascunhe um relatório durante o encontro e tente lê-lo quando for questionado sobre o seu posicionamento frente a determinado assunto.

3. Ensaie antes de apresentações em público

As apresentações em público são uma dor de cabeça para muitos introvertidos. Aquelas pessoas olhando fixamente para você e um silêncio perturbador são as sensações vividas pelos introvertidos nessas situações.

Uma alternativa para se dar bem nesses momentos é ensaiar o que deverá ser dito. Anote os pontos principais e repasse as falas. Leve-os em um papel anotado para a apresentação, caso se esqueça de algum detalhe. Também utilize técnicas de linguagem corporal para melhorar a sua argumentação.

4. Aproveite os colegas para ajudar no seu branding pessoal

Embora não sejam muito comunicativos, os introvertidos conseguem criar relações de lealdade e confiança com aqueles com quem se relacionam. Aproveite essas pessoas e utilize-as como referências para o seu trabalho.

Aquele colega de escritório que sabe o quanto você é bom no que faz pode dar boas recomendações sobre você. Sendo assim, durante um processo seletivo para um novo cargo ou  empresa, ofereça nomes de pessoas para referências sobre o que você faz. Esse é um tipo de marketing de relacionamento bastante eficaz.

É importante também ficar atento aos elementos sabotadores de imagem profissional. Por exemplo, repetir a mesma roupa em dias seguidos e não se vestir de acordo com o ambiente de trabalho podem arruinar a sua reputação. Pense nesses pontos e tente evitá-los.

Com essas informações você já quer avançar nas suas estratégias de branding pessoal? Então, conheça alguns passos fundamentais para isso.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *