Depositphotos_107489430_m-2015.jpg.jpeg

Carreira: maximize o diferencial competitivo com o personal branding

O que faz com que um profissional seja conhecido fora do seu círculo de amizades ou de trabalho? Para construir uma carreira de sucesso, comprometimento e habilidades são fundamentais. Mas também é necessário saber criar uma marca pessoal e administrá-la, fazer sua personal branding de forma inteligente e planejada.

O termo categoriza o profissional como uma solução a ser desenvolvida, cuidada e com a qual se deve explorar o mercado e as relações sociais. A finalidade é a exposição de habilidades e competências, geração de destaque entre a concorrência e criação de oportunidades com o trabalho apoiado nos valores da pessoa.

Quer saber como se destacar na multidão? Confira neste post o que o gerenciamento da marca pessoal pode fazer por você e o que é importante nas ações.

Autoconhecimento

Desenvolver uma personal branding é, sobretudo, uma viagem ao seu interior. Quais são seus pontos positivos e negativos? Como administrar essas nuances para intensificar seu potencial competitivo no mercado de trabalho? São esses aspectos que o gerenciamento da marca pessoal ajuda a identificar, mensurar e direcionar para a criação de um nome inesquecível para clientes em potencial e adquiridos.

Parece um desafio muito difícil? Utilize como ponto de partida o motivo pelo qual você decidiu seguir a área na qual está hoje. Gostando realmente do que faz, será mais fácil de enxergar a si mesmo como alguém que deve ter a imagem reconhecida e protegida.

Singularidade em evidência

Ninguém se lembra de uma empresa que oferece o mais do mesmo. A ideia vale para a sua carreira também. Para destacar-se, é preciso ir além do bê-à-bá e chegar às necessidades de seus clientes e no que eles nem sabem ainda que precisam.

Quais são as novas demandas do mercado? Analise o que a concorrência oferece e faça diferente e melhor, porém com resultados igualmente bons ou superiores. Obtenha cursos específicos em pontos da área que estejam em expansão ou tenham carências.

Coloque-se no lugar do contratante e se pergunte: eu faria negócio com esse profissional? Trabalhe para que a resposta seja sempre “com certeza”.

Um exemplo de singularidade evidenciada é o sucesso de crescimento da rede de franquias Doutor Resolve. O empresário David Pinto constatou que havia uma carência em prestação de serviços a residências. Então, empreendeu com foco na falta visando supri-la com valores acessíveis. Tendo em mente o seu diferencial, e que ele poderia ser copiado – até mesmo pelos seus contratados -, criou o selo de qualidade próprio. Fidelizou clientes e já vendeu unidades em vários países da América Latina.

Comunicação também a nível social

Você já sabe qual caminho específico deseja seguir dentro carreira e de que maneira será lembrado pelo cliente. Agora, é hora de colocar a cara no mundo. E a internet é ótima para isso. Portanto, mantenha seus perfis nas redes sociais sempre atualizados, mas tenha cuidado com o que você compartilha.

E lembre-se que sua reputação e relacionamento precisam ser criados e disseminados também fora da web. Crie cartões de visita e distribua em eventos do seu setor. E estabeleça boas relações com seus colegas de trabalho e parceiros. Eles também podem ser um canal de divulgação do seu potencial e de você.

Todos conhecem o ex-tenista Guga, já aposentado. No esporte, fez sucesso e chegou ao topo do mundo por suas habilidades. Mas nem todos sabem o que conquistou como pessoa Gustavo Kuerten.

O catarinense, com a exploração de quesitos pessoais pela sua agência de gestão de imagem e carreira, percebe rendimentos até hoje em produtos. Seu carisma, a devoção e a gratidão ao público e o perfil filantrópico em evidência durante a jornada no tênis ainda garantem patrocinadores. Empresas investem dinheiro em seu projeto social para crianças de baixa renda e vendem mercadorias em grande escala que levam seu apelido de esportista.

Amostra de potencial e busca de confiança

Faça um portfólio, crie um blog compartilhando seu conhecimento na área e suas conquistas e trabalhos. Torne-se uma referência como for possível.

Um bom exemplo dessa prática é o autor e presidente da rede Mundo Verde, Carlos Martins Wizard, cujo nome virou sinônimo de confiança no empreendedorismo e sucesso nos negócios. E é exatamente esse tipo de assimilação que você deseja e que potencializará a sua marca pessoal no mercado.

A manutenção de uma carreira de sucesso requer uma estratégia de personal branding bem planejada e inteligente, envolvendo complexamente os pontos positivos do profissional.

Então, como você quer ser lembrado no mercado? Já está fazendo algo para isso? Deixe seu caso ou sua opinião nos comentários.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] seus pontos fortes e aqueles que precisa melhorar para maximizar seu personal branding. Algumas características como simpatia, determinação, coragem, paciência, generosidade e […]

  2. […] da gestão de carreiras descobriram o poder do storytelling: seu efeito sobre o personal branding é incrível. A história se liga imediatamente à imagem de seu protagonista. O profissional deixa […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *