como-o-coaching-ajuda-na-gestao-de-carreira

Como o coaching pode ajudar a traçar novas metas profissionais

A transição de carreira é um acontecimento muito importante na vida de vários profissionais. É comum que as pessoas mudem de trabalho, seja para ter um salário melhor, seja por melhores oportunidades de crescimento, seja por mais qualidade de vida, seja para encontrar a sua verdadeira vocação.

Esse é, portanto, um momento determinante na carreira, no qual é necessário fazer um bom planejamento para elaborar novas metas profissionais. Para isso, você pode contar com o apoio do coaching, um processo conduzido por um profissional preparado para ajudá-la a definir seus objetivos e, principalmente, alcançá-los.

Quer saber mais acerca do tema? Continue a leitura e entenda como é possível fazer uma boa gestão de carreira com a ajuda desse profissional!

Entendendo o que é coaching

Antes de falarmos especificamente de como o coaching pode ajudar a traçar novas metas profissionais, vamos entender um pouco melhor o que é essa profissão que vem crescendo no mundo todo.

Basicamente, trata-se de um conjunto de ferramentas, metodologias e técnicas adotadas por um coach(profissional devidamente habilitado) com o objetivo de levar pessoas ou empresas a alcançarem a alta performance nas suas áreas de atuação, melhorando, assim, seus resultados.

Coaching ontológico

Indo um pouco mais além, existe também uma área do coaching que se baseia na ontologia, uma teoria do estudo do ser, analisando suas emoções, sua linguagem e o seu corpo.

Dessa forma, o coaching ontológico auxilia o coachee (pessoa assessorada pelo coach) a passar por uma verdadeira transformação pessoal, de modo que ele consiga quebrar paradigmas e realizar mudanças significativas de comportamentos e atitudes que podem estar sabotando seu sucesso profissional e pessoal.

Vantagens e benefícios

São inúmeros os benefícios que você terá com o coaching ontológico: sua comunicação será aperfeiçoada, você aprenderá a controlar as suas emoções e melhorará a forma de aprendizagem também.

Tudo isso contribui para o sucesso da sua gestão de carreira, pois um profissional que não sabe lidar com as suas emoções e não tem uma boa comunicação não será bem-sucedido em seu trabalho.

Veja como o coaching é importante para ajudá-la profissionalmente. Saiba que todos nós enfrentamos essas dificuldades. Por isso, temos necessidade de um acompanhamento com o coach para superarmos esses problemas.

Ficou mais claro para você esse conceito? Então continue a leitura e, agora, veja de que forma esse processo pode ser estratégico durante a transição de carreira de um profissional.

Permitindo que você se conheça melhor

coaching é uma oportunidade de buscar o autoconhecimento, que é fundamental para alcançar o sucesso profissional e também pessoal.

Durante o processo de coaching, o coach a ajudará a aprofundar as respostas a perguntas importantes, como:​

  • quais são seus objetivos pessoais? Casar? Ter filhos? Fazer uma pós-graduação?
  • quais são os seus objetivos profissionais e como eles podem ajudá-la a conseguir o que você quer?
  • como você se imagina daqui a alguns anos?
  • como você enxerga as suas qualidades?
  • como você pretende melhorá-las?
  • o que mais almeja conquistar na vida?

Ao fazer essas reflexões, você conhecerá muito melhor suas motivações, crenças, valores, expectativas, habilidades, entre outros aspectos, e, assim, aprenderá a melhor forma de conseguir os resultados que tanto almeja.

Identificando pontos fortes e fracos

Nesse processo de autoconhecimento, você terá uma visão muito mais clara das suas qualidades e fraquezas.

Dessa forma, poderá encontrar uma nova profissão ou trabalho com base nos seus talentos e, quem sabe, até despertar uma vocação, uma paixão.

Por outro lado, identificar seus pontos mais fracos é uma oportunidade de dedicar parte do seu tempo e esforço para se tornar melhor em determinados aspectos da vida profissional.

coaching também atua diretamente na identificação e no desenvolvimento de algumas habilidades e competências necessárias para que você possa chegar aonde quiser.

Direcionando seus passos

Outra etapa importante nesse processo é o plano de carreira. Você vai refletir sobre onde deseja estar nos próximos anos, estabelecer prazos e determinar quais os passos necessários para ter sucesso nessa jornada.

Compreendendo os tipo de coaching

Agora, conheça alguns tipos de coaching e veja qual deles se encaixa melhor no seu perfil.

Vida

Nessa vida, passamos por muitos problemas — temos medos, decepções e inseguranças. Tudo isso contribui para que não tenhamos alegria em viver. Isso também afeta os nossos relacionamentos interpessoais, e todas as nossas interações são prejudicadas.

Por isso, o coaching de vida é fundamental para quem deseja ter mais autoestima e aprender a superar os obstáculos. É algo essencial para o seu desenvolvimento pessoal.

Desse modo, a cliente compreenderá, por meio de muita reflexão, quais são os melhores caminhos a trilhar. Ela saberá lidar com as dificuldades, tendo outra compreensão da realidade que a cerca.

Executivo

Esse tipo de coaching é voltado para quem é líder de uma empresa. Geralmente, quem administra uma organização passa por muitas dificuldades, pois se relacionar com pessoas é algo difícil.

Por isso, o coach é um profissional muito importante que está preparado para ajudá-la. Ele a auxiliará para que você possa superar os seus problemas para com a administração da sua empresa. Você receberá, então, orientações sobre como lidar com a insegurança de estar à frente de uma gestão corporativa e ter a responsabilidade de fazer a organização crescer.

Carreira

coaching de carreira é para você que pensa em seguir uma determinada profissão, mas precisa de ajuda para tomar as decisões acertadamente.

Por exemplo, você pode estar desejando seguir a sua própria carreira, como uma profissional liberal, mas tem medo do futuro. Por isso, ainda permanece em um trabalho que proporciona uma sensação de maior segurança, enquanto poderia almejar coisas maiores.

Dessa forma, é o momento de você procurar auxílio para descobrir o seu verdadeiro potencial. Lembre-se de que você não está sozinha — há muitas pessoas, como você, que estão inseguras. Porém, o seu diferencial é que você descobriu agora que um profissional de coach poderá orientá-la para encontrar o melhor para a sua vida.

Relacionamento

coaching de relacionamento é algo que contribui para a vida de casais que querem uma vida amorosa melhor. É muito comum, em uma relação íntima, que os dois parceiros não se conheçam de verdade. Isso causa muitas discussões e, até mesmo, o desfecho dessa união.

Desse modo, você precisa da orientação do coach para ajudá-la em seu relacionamento. Esse profissional fará com que o casal possa refletir sobre os problemas que tem na vida e como superá-los juntos. Por isso, é importante que as pessoas conheçam umas as outras — para que possam lidar melhor com as suas diferenças. É exatamente nisso que o coaching vai ajudá-la.

Com o apoio do coach, seu planejamento terá ações que facilitarão o caminho até o sucesso.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre coaching, é fácil perceber que, ao passar por esse processo, você conseguirá ser bem mais assertiva na hora de traçar as suas metas profissionais, não é mesmo? É aconselhável que você possa refletir sobre qual é a sua necessidade, para que, assim, busque uma orientação.

Se você gostou dessas dicas sobre gestão de carreira e de vida e quer saber mais sobre como o coach pode ajudá-la, entre em contato conosco. Estamos ansiosos para auxiliá-la no que for possível!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *