como-o-coaching-pode-ajudar-a-tracar-novas-metas-profissionais.jpeg

Como o coaching pode ajudar a traçar novas metas profissionais

A transição de carreira é um acontecimento muito importante na vida de vários profissionais. É comum as pessoas mudarem de trabalho seja para ter um salário melhor, por melhores oportunidades de crescimento, mais qualidade de vida ou até mesmo para encontrar a sua verdadeira vocação.

Esse é, portanto, um momento determinante na carreira, no qual é necessário fazer um bom planejamento para elaborar novas metas profissionais. Para isso, você pode contar com a apoio do Coaching, um processo conduzido por um profissional preparado para lhe ajudar a definir seus objetivos e, principalmente, alcançá-los.

Confira o post de hoje e veja como isso é possível!

Entendendo o que é Coaching

Antes de falarmos especificamente como o Coaching pode ajudar a traçar novas metas profissionais, vamos entender um pouco melhor o que é essa profissão que vem crescendo no mundo todo.

Basicamente, trata-se de um conjunto de ferramentas, metodologias e técnicas adotadas por um Coach (profissional devidamente habilitado) com o objetivo de levar pessoas ou empresas a alcançarem alta performance nas suas áreas de atuação, melhorando, assim, seus resultados.

Coaching Ontológico

Indo um pouco mais além, existe também uma área do coaching que se baseia na Ontologia, uma teoria do estudo do ser, analisando suas emoções, linguagem e corpo.

Dessa forma, o Coaching Ontológico auxilia o coachee (pessoa assessorada pelo coach) a passar por uma verdadeira transformação pessoal, de modo que ele consiga quebrar paradigmas e realizar mudanças significativas de comportamentos e atitudes que podem estar sabotando seu sucesso profissional e pessoal.

Ficou mais claro esse conceito? Então continue a leitura e agora veja de que forma esse processo pode ser estratégico durante a transição de carreira de um profissional.

Permitindo que você se conheça melhor

O Coaching é uma oportunidade de buscar o autoconhecimento, que é fundamental para alcançar o sucesso profissional e também pessoal.

Durante o processo de Coaching, o coach lhe ajudará a aprofundar as respostas a perguntas importantes, como:

  • O que você gosta de fazer? E o que não gosta?
  • O que faz você feliz?
  • Quais são seus objetivos pessoais? E os profissionais?
  • Como você se imagina daqui a 5, 10, 20 anos?
  • Quais são suas maiores qualidades?
  • Em que pontos você precisa melhorar?
  • Qual o seu maior sonho?

Ao fazer essas reflexões, você conhecerá muito melhor suas motivações, crenças, valores, expectativas, habilidades, entre outros aspectos, e, assim, aprenderá a melhor forma de conseguir os resultados que tanto almeja.

Identificando pontos fortes e fracos

Nesse processo de autoconhecimento você terá uma visão muito mais clara das suas qualidades e fraquezas.

Dessa forma, poderá encontrar uma nova profissão ou trabalho com base nos seus talentos e quem sabe até despertar uma vocação, uma paixão.

Por outro lado, identificar seus pontos mais fracos é uma oportunidade dedicar parte do seu tempo e esforço para se tornar melhor em determinados aspectos da vida profissional.

O Coaching também atua diretamente na identificação e desenvolvimento de algumas habilidades e competências necessárias para que você possa chegar aonde quiser.

Direcionando seus passos

Outra etapa importante nesse processo é o plano de carreira. Você vai refletir sobre onde deseja estar nos próximos anos, estabelecer prazos e determinar quais os passos necessários para se dar bem nessa jornada.

Com o apoio do coach, seu planejamento terá ações que facilitarão o caminho até o sucesso.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Coaching, é fácil perceber que ao passar por esse processo conseguirá ser bem mais assertivo na hora de traçar as suas metas profissionais, não é mesmo?

Se você gostou das dicas sobre o assunto e quer saber mais, siga-nos no FacebookLinkedInYoutubeTwitter e Instagram. E prossiga rumo ao sucesso!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *