saiba-como-criar-um-novo-produto-aproveitando-o-seu-conhecimento-e-sua-historia.jpeg

Saiba como criar um novo produto aproveitando o seu conhecimento e sua história

A vida de empreendedor envolve vários desafios cotidianos como cuidar do negócio, estimular colaboradores, manter boas parcerias e colocar as finanças em dia. Em meio a toda essa correria o tempo e a criatividade necessária para pensar, desenvolver e criar um novo produto pode ficar de lado.

Se você tem considerado a possibilidade de investir em novas ideias e dar um rumo diferente para o que tem feito profissionalmente saiba que o seu propósito é justo e completamente possível.

Por meio de algumas dicas importantes que separamos para você neste post ficará mais fácil dar os primeiros passos em direção a um produto ou serviço inovador.

Confira!

1. Inovar envolve fracasso e aprendizado

Muitas vezes vemos reportagens enaltecendo o sucesso de figuras como Steve Jobs e Bill Gates ou mesmo grandes nomes da ciência como Albert Einstein.

A verdade é que por mais que essas pessoas tenham sido extremamente competentes em suas devidas áreas de atuação todas elas passaram por fases de tentativa e erro até encontrarem o caminho do sucesso.

Nem todas as ideias da Apple foram tão efetivas quanto o iPod ou quaisquer outros produtos amplamente aceitos hoje.

Aceite que inovar envolve riscos e procure aprender o máximo possível quando algo não sair da maneira como imaginava.

2. Conhecer a si mesmo e o produto desenvolvido é essencial

Uma forma de você evitar que sua inovação não traga uma dose de frustração maior que o esperado é saber o que quer criando um novo produto ou serviço e como ele seria.

Ao ter clareza sobre suas ideias fica muito mais fácil ter um bom direcionamento de como chegar onde quer. Isso também evitará que você desista nos primeiros obstáculos.

Muitas pessoas têm um sonho desde pequenas mas não dão vazão a isso. Quando elas entendem quem realmente são e o que vão fazer, se tornam capazes de conciliar satisfação pessoal com sucesso profissional.

Algumas perguntas que podem te ajudar nesse processo são:

  • quais são as minhas motivações pessoais?
  • de que forma isso ajudará as pessoas?
  • quanto tempo levaria para minha ideia ser realizada e ingressar no mercado?

Por meio de questionamentos como esse você traz suas ideias para a realidade e começa a ver com mais clareza como efetivar seu plano.

3. Pesquisar cases de sucesso é uma boa forma de salvar recursos

Outra boa maneira de se resguardar de frustrações desnecessárias e salvar recursos é pesquisar cases de sucesso na área em que você atua.

Inovação não tem necessariamente a ver com a criação de uma ideia completamente nova, até porque ninguém “reinventa a roda”, não é mesmo? Por isso, procure acompanhar quais os produtos e serviços mais têm se destacado em sua área e quais as tendências futuras para você ter mais clareza sobre como investir seus recursos sem desperdiçá-los.

Não se sinta menos criativo ao basear em ideias de outras pessoas, veja isso também como uma oportunidade para se conectar com seus pares e até mesmo fortalecer e amadurecer sua ideia junto aos demais.

4. Construir parcerias facilita a colocação de seu produto ou serviço no mercado

Seria impossível falarmos sobre a criação de um novo produto sem mencionar a necessidade de parcerias.

Avalie se sua ideia precisará da ajuda de investidores e de uma rede de distribuição, por exemplo. Pense também em como alcançar esses parceiros e qual a melhor forma de apresentar sua ideia a eles.

Pesquise suas possibilidades e planeje seus passos. Colocar um produto ou serviço no mercado de forma eficiente sempre exige boa dose de dedicação e capacidade em construir parcerias.

Se você gostou de aprender a como criar um novo produto, assine nossa newsletter. Sempre temos o melhor conteúdo para sua carreira empreendedora.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *