saiba-como-ter-um-blog-pode-ajudar-no-seu-branding-pessoal.jpeg

Saiba como ter um blog pode ajudar no seu branding pessoal

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais poderosas para alavancar a força e o sucesso de uma empresa. Só que isso também serve para a sua própria carreira: afinal, você deve tratá-la como um negócio. O seu branding pessoal ajuda substancialmente no nível das oportunidades que você conquista, dando mais autoridade ao seu nome em sua área de atuação e usando todo o poder da internet para qualificá-lo ainda mais.

Um dos principais aliados do marketing de conteúdo é o blog. Com simplicidade de uso e alto potencial de alcance, este formato é o ideal para transmitir seu conhecimento de maneira acessível. Com uma publicação recorrente e relevante, em pouco tempo você consegue fortalecer seu branding pessoal.

Veja a seguir 5 passos para ter um blog que ajuda no seu branding pessoal:

1. Escolha um nicho

É fácil encontrar diversos blogs focados em assuntos gerais. No entanto, a força da internet se revela justamente no contrário, nos temas mais específicos. Em vez de falar sobre direito trabalhista, por exemplo, por que não focar este tema dentro do contexto portuário? Você certamente possui aspirações bem particulares no seu meio de atuação, basta produzir conteúdo relacionado a ele para logo se tornar uma referência naquela área.

2. Planeje o que será publicado

Ao fisgar o seu leitor com pautas legitimamente interessantes, ele vai querer sempre mais conteúdo. Para contar com mais disciplina neste caminho até o fortalecimento do seu branding pessoal, certifique-se de criar um calendário com o que você irá abordar semanalmente ou mensalmente. Ao designar datas para tudo, você evita esquecer ou deixar tudo para depois. Lembre-se: o visitante que encontra um blog abandonado dificilmente volta.

3. Promova seu conteúdo

O espaço é bastante concorrido na internet, assim como a atenção do público. Conte com algumas ferramentas extras para garantir um impulso na audiência do seu blog, nem que seja em seus períodos iniciais. Que tal patrocinar determinadas palavras-chave relacionadas ao seu trabalho pelo Google AdWords e conquistar visitas de gente procurando pelo seu segmento? Com a popularidade das redes sociais, também vale a pena investir em posts pagos via Facebook Ads.

4. Atenção às imagens

Os seres humanos são criaturas visuais, muito impactadas por fotos e imagens. Independentemente do assunto tratado no seu blog, o seu branding pessoal pode ficar ainda mais fortalecido se você tiver atenção especial ao conteúdo visual do seu blog. Evite publicar artigos sem fotos, procurando usar pelo menos uma para ilustrar o post. Também vale a pena considerar a inclusão de infográficos para explicar assuntos complexos, por exemplo.

5. Forneça seu contato

Se o objetivo do seu blog é fortalecer seu branding pessoal e conquistar maior atenção do seu mercado, você precisa ser facilmente acessível através dele. Inclua suas informações em uma página de contato, como telefone, e-mail e o que mais julgar relevante. Você também pode convidar os leitores a entrar em contato com você no final dos posts, caso necessitem de mais informações ou de um serviço específico.

Graças a todo o potencial da internet, qualquer profissional consegue se destacar, bastando se dedicar à publicação de conteúdo relevante para a audiência. Não é mais necessário contar com a sorte e conquistar espaço em publicações especializadas: você mesmo pode ter a sua e fortalecer seu branding pessoal desta maneira.

Fique por dentro das melhores dicas de gestão de carreiras diretamente pelo seu Facebook. Curta a página da PD Gestão de Imagem e Carreira!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *