Quando comecei a trabalhar este conceito em 2006, o termo DNA era bastante sugestivo. O estudo voltado para as empresas refere-se ao aprofundamento das características típicas, combinações especificas, singularidade, identidade e valores. Seja qual for a área de atuação, com cenário globalizado o qual estamos inserido, torna-se fundamental identificar e seguir os “talentos” ou “DNA” que são específicos à cada empresa. Este estudo serve para que todos dentro da empresa estejam alinhado e não percam o foco jamais. Um pequeno desvio, por menor que seja, poderá ter reflexos negativos enormes e muitas vezes, irreversíveis.
O individualismo e a identidade própria, tornam-se ferramentas estratégicas para as empresas enfrentarem a concorrência e, principalmente, acompanharem a evolução do mundo contemporâneo sem se afastarem dos seu valores e do seu talento. Identificar os diferentes aspectos que fazem com que cada empresa seja única na sua área partindo da sua cultura, da sua história e das características dos seus criadores são de extrema relevância no processo de entendimento dos novos hábitos comportamentais dos seus consumidores e das exigências do mercado. Quanto mais fundo mergulharmos no Genius Loci – expressão que vem do Latin e significa “espírito do lugar” – mais as empresas estarão capacitadas para lidarem com o mercado. Desta forma, as empresas serão mais eficazes em todos os processos sejam eles de comunicação e da web, do desenvolvimento de produtos, do reposicionamento da mercado, da inserção no mercado local e global, e não menos importante o de inovação que deverá estar sempre muito bem alinhada com os valores da empresa. Desta forma será possível identificar a imagem da empresa, o alinhamento da marca desde a estrutura física, passando pelos produtos e chegando nas pessoas que compõe a organização. Tal alinhamento torna-se vital dentro do conceito “pensar local e agir global”.
A Alessi é uma empresa que gosto sempre de citar quando falo do DNA Empresarial. Ela exemplifica muito bem todo este processo. Tive a oportunidade de conhecer as instalações, o museu e ouvir a história contada diretamente pela museólogo. Toda a empresa está em perfeito alinhamento com a essência e com a alma da Alessi. É uma empresa familiar que está na terceira geração e mesmo com todas as adaptações que o mercado exigiu nas ultimas décadas, a identidade da marca foi preservada ou melhor, reforçada. O museu nasceu com o objetivo de ser uma referência para o desenvolvimento de novos projetos onde é possível encontrar direcionamentos úteis para o desenvolvimento de atividades presentes e futuras. Ou seja, toda as pesquisas são alimentadas pela história da marca e desta forma, manter-se fiel ao talento da marca.