Todos os dias você se relaciona com com uma grande e variada quantidade de pessoas: família, colegas de trabalho, amigos, chefes, prestadores de serviços. Você já parou para pensar quais são as suas maiores qualidades e qual é a imagem que cada uma dessas pessoas têm de você? Já ouviu falar em DNA Pessoal? Esse é um conceito que irá ajudar você a administrar melhor suas habilidades profissionais. Não sabe o que ele significa? Fique tranquilo. A seguir apresentaremos o DNA Pessoal e sua importância para a gestão de sua imagem e carreira.
Desmistificando o DNA Pessoal
O DNA Pessoal é aquele conjunto de características que tornam você um indivíduo único, é sua essência, a base de sua marca pessoal. Diferentemente do marketing pessoal, esse DNA Pessoal não tem o objetivo de representar uma identidade, apresentando uma imagem que muita vezes não corresponde à realidade.
Vamos tornar a diferenciação mais clara. Imagine que você esteja participando de um processo seletivo de uma empresa. Qual das posturas a seguir você adotaria? Encarnaria um personagem que você sabe que vai encantar os recrutadores, apresentando apenas aquelas características que você sabe que eles procuram em um candidato, ou ressaltaria seus melhores atributos pessoais, aquilo que você pode acrescentar àquela instituição?
O risco de optar pela primeira situação é que você nem garantiu a vaga e já adotou uma postura típica do marketing pessoal e difícil de ser sustentada a longo prazo. No segundo exemplo, utilizando as habilidades que você dispõe graças ao DNA Pessoal, você vai impactar positivamente seus recrutadores, mostrando o que você tem de melhor. Essa é a atitude de um profissional que pensa em sua carreira à longo prazo.
Por tratar da procura da identidade pessoal de cada indivíduo, o DNA Pessoal corre o risco de ser confundido com autoajuda. Apesar de ambos terem entre seus objetivos o aprimoramento individual o trabalho de gestão do seu DNA Pessoal não envolve apenas a análise e fortalecimento de pontos fortes, mas busca em sua história e experiência de vida o fortalecimento das habilidades que você já dipões, elaborandoum plano estratégico de carreira, de crescimento profissional e visibilidade no mercado.
Impactos do DNA Pessoal em sua carreira
Podemos enumerar pelo menos 3 vantagens do DNA Pessoal para a construção de sua marca pessoal e o desenvolvimento de sua carreira.
Quando você conhece quais são as ferramentas, forças e habilidades que tornam você único, fica mais fácil encontrar as oportunidades que permitirão que você faça o seu melhor. Consequentemente, seu planejamento de carreira torna-se mais estratégico e focado nas áreas nas quais há maiores possibilidades de sucesso.
A segunda vantagem que você obtém a partir de seu DNA é que, ao entender suas habilidades únicas e melhor desenvolvê-las, você consegue se destacar dos outros concorrentes. Em um mercado cada vez mais competitivo, você precisa mostrar suas características que o tornam único e mais qualificado para o trabalho em questão.
Por último, temos o impacto organizacional de uma pessoa que conhece e aplica os recursos disponíveis em seu DNA. Esse impacto mostra que o DNA Pessoal não contribui apenas para o desenvolvimento do indivíduo como também empresas, afinal um profissional que reconhece suas habilidades consegue prever as necessidades e oferecer as soluções para os problemas.
Reconhecer a importância do seu DNA Pessoal é o primeiro passo para impactar sua carreira. Se você ficou interessado e quer conhecer mais sobre desenvolvimento de carreira e gestão de imagem, clique aqui.