A liderança 360 é um conceito criado por John C. Maxwell, um dos escritores mais importantes e influentes do gênero de gerenciamento de pessoas. De acordo com seu trabalho e estudos na área, Maxwell percebeu que mais da metade dos líderes de uma companhia não estão no topo da organização, e sim no médio escalão.
Um líder 360 é aquele que consegue inspirar tantos seus superiores quanto as pessoas que estão no seu nível ou abaixo dele. Todas as pessoas se sentem bem e esperam por seu direcionamento, que é capaz de gerar grandes resultados no ambiente empresarial e até mesmo no faturamento da companhia.
Esse tipo de liderança é mais natural do que parece e, apesar de parecer complexa (ou até mesmo pouco realista), consiste em algumas medidas e atitudes que são práticas e funcionais.
Neste post, falaremos mais sobre todos esses pontos. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!
Como é possível liderar todos de forma prática?
Apesar de parecer impossível, a liderança 360 consiste em uma série de medidas e atitudes práticas que correspondem, principalmente, aos maiores objetivos de uma companhia. Apesar de parecer impraticável a ideia de liderar o mais alto escalão, saiba que é possível ter uma influência positiva em todos os colaboradores.
Essa influência começa a acontecer quando você garante os resultados ao seu chefe e ajuda a remover parte da pressão diária que recai sobre ele. Isso gera uma positividade na organização e faz com que seja possível criar novas ideias e metas que auxiliem no crescimento da empresa.
Em relação aos profissionais que estão no seu nível operacional, a ideia é gerar apoio e condições que facilitem o desenvolvimento do trabalho. Essas medidas ajudam a transformar o ambiente e a favorecer mais motivação e positividade para o enfrentamento das adversidades.
Por fim, os colaboradores que estão nos postos mais operacionais também podem se beneficiar do seu apoio e motivação. Isso faz com que eles se sintam mais seguros e até mesmo consigam desenvolver sua atividade com mais segurança e confiança.
Como aplicar tudo isso dentro da empresa?
Como pôde ser observado, a ideia é ter uma liderança comportamental, onde o interessado começa a resgatar o máximo de responsabilidade possível para dar o exemplo e ajudar a aliviar os mais diversos setores da companhia.
Além disso, é preciso observar e ter total certeza de que a organização está pronta para esse tipo de atitude, uma vez que nem todos os locais apresentam flexibilidade ou até mesmo interesse em abordagens menos convencionais.
Por isso, faça a diferença aos poucos e seja proativo no seu trabalho. Invista na sua capacidade e principalmente na sua habilidade de solucionar problemas e conflitos. Não se esqueça de que muitas vezes concessões são necessárias para que se faça uma gestão efetiva, especialmente quando falamos da liderança 360.
Gostou do post? Assine nossa Newsletter e não perca mais nenhum conteúdo como este!