Com uma busca rápida no Google, nos deparamos com infinitas possibilidades de estratégias que prometem fazer nossas conversões crescerem em escalada. Entretanto, a grande maioria não passa de mera especulação. Isso porque, para que você consiga atrair mais clientes e desenvolver a sua empresa, é preciso primeiro conhecer o consumidor e entender como ele se comporta. Assim, para que você se torne referência no seu mercado, comece explorando e desenvolvendo a sua Jornada do Cliente!
Nesse conteúdo te explicaremos o que ela é, sua importância e também como mapear a sua jornada.
Se interessou pelo assunto? então continue conosco para aprender tudo o que precisa!
Como fazer a minha própria Jornada do Cliente?
Podemos entender a jornada do cliente, também conhecida por jornada do consumidor ou Mapa da Jornada do Cliente, como uma representação visual que mostra o passo a passo do comprador em relação a sua empresa.
Quase como um guia, essa jornada será desenvolvida através de uma relação dos comportamentos recorrentes dos clientes em união ao que se conhece deles, através de uma persona.
O resultado disso são soluções claras de que medidas devem ser tomadas para que o cliente seja atraído e convertido com maior facilidade pela empresa.
Dizemos que a jornada do cliente é essencial para todas as marcas pelo motivo de que ela não desenvolve apenas uma relação de tudo o que precisa saber sobre o consumidor – o que, por si só, já seria incrível – mas apresenta soluções para os problemas que encontrar.
Assim, ao desenvolver o seu mapa, você será capaz de compreender o cliente e ajudá-lo exatamente no que ele precisa.
Agora que já sabemos o que é e a importância da jornada, chegou a hora de aprender a mapeá-la!
Conheça o seu consumidor
O primeiro passo dessa estratégia de gestão, que é a jornada do cliente, é conhecer o seu consumidor.
Para isso, sugerimos o desenvolvimento de uma persona. A qual é uma personagem fictícia que exponha os seus clientes, de forma a representar o consumidor ideal de uma empresa.
A persona é composta por inúmeras características, sendo algumas delas:
- Idade
- escolaridade
- Localização
- Classe econômica
- Dores
- Necessidades
- Objeções a sua empresa
- Marcas que admira
- canais de comunicação que mais usa
Entre muitos outros. Porém, vamos dar destaque às dores e necessidades aqui!
Uma vez que você sabe o que seu cliente precisa e deseja, é hora de organizar isso internamente. Desse modo, selecione palavras chave que correspondam a essas dores e necessidades.
Com as palavras em mãos, pense em formas de utilizá-las dentro do seu site. Possibilidades muito úteis são estratégias de SEO e de Marketing de conteúdo.
Dessa forma, você conseguirá se fazer presente no momento de escolha do seu cliente e iniciará ele na sua jornada!
Mapeie os pontos de contato
Assim, o passo seguinte para mapear a sua jornada é encontrar os pontos de contato, também conhecidos como touchpoints.
Eles nada mais são do que toda e qualquer interação que venha a acontecer entre um cliente e a marca. Desde de um clique no leia mais até o cadastro de um cartão, todas as interações precisam ser encontradas nesse momento.
Mas não se assuste, achar seus touchpoints é mais simples do que se pode imaginar. Para isso, basta seguir diferentes caminhos e realizar diferentes ações dentro da sua empresa. Anote cada uma dessas interações e, no fim, vai ter seu mapeamento dos pontos de contato completo.
Por fim, basta atribuir métricas para os pontos principais. Baseie elas em seus objetivos como empresa e encontre os touchpoints que precisam de mais atenção.
Crie uma hipótese
Na sequência, é hora de desenvolver uma hipótese. Isso significa que, durante sua jornada até aqui, você deve ter pensando em melhorias para a sua empresa, e encontrado brechas no seu mapeamento que precisam ser solucionados, certo?
Essa é a hora de encontrar as tais soluções e organizar sua nova jornada do cliente.
Entretanto, devemos lembrar que a jornada só pode ser vista como aprovada se seus clientes te disserem isso. Assim, precisamos primeiro criar uma hipótese e validá-la com alguns consumidores.
para saber se sua nova jornada está boa, peça para que alguns compradores a experimentem e os entreviste para saber o que acharam.
Implemente a Jornada
Uma vez que sua proposta foi aprovada, basta implementar a sua nova e aprimorada jornada do cliente!
Contudo, não se esqueça de armazenar todos os dados que encontrou, bem como suas soluções e até mesmo insights que não foram usados. A jornada é muito instável, ou seja, se modifica com extrema facilidade. Assim, é preciso que seja refeita constantemente.
Ao guardar suas informações, verá que ela se tornará muito mais simples e prática de ser revisitada e reestruturada.
Conclusão
A jornada do cliente é um mecanismo inteligente para quem deseja ver sua empresa crescer. com ela, você será capaz de atrair, converter e fidelizar cada vez mais consumidores.
Dessa forma, use a jornada para conhecer sua clientela e oferecer a ela exatamente o que deseja!
Antes, apenas não esqueça de nos deixar um comentário.