A avaliação de carreira é uma das únicas formas que temos para definir nossa satisfação profissional. Somente com uma análise dos nossos ganhos financeiros, reconhecimento e possibilidade de crescimento podemos traçar um plano realista e verdadeiro para o futuro.
Curiosamente, a maioria das pessoas não tira um tempo para fazer essa autoanálise. Elas não avaliam os pontos positivos e negativos do seu trabalho, e quase nunca se perguntam se é possível ou não alcançar novos patamares ou fazer um trabalho realmente prazeroso.
Devemos sempre ressaltar que o trabalho é uma atividade que toma grande parte da nossa vida, por isso, é nossa responsabilidade tentar buscar as melhores oportunidades e, principalmente, aquilo que nos enche de satisfação e prazer.
Neste post, falaremos mais sobre a importância da avaliação de carreira, mencionando como você pode fazer a sua, seus benefícios e qual é a frequência ideal para essa autoanálise. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!
Quais os impactos do seu trabalho na sua vida pessoal?
A maior parte das pessoas separam por completo sua vida pessoal da profissional. Apesar de essa ser uma abordagem louvável e até mesmo uma boa prática, é preciso ter em mente que não é possível fazer uma distinção completa. Em algum momento, essas duas áreas entrarão em conflito ou gerarão algum tipo de problema pessoal.
Por isso, o primeiro passo para realizar uma avaliação de carreira é tentar entender esse aspecto importante da sua existência. Você realmente gosta do seu trabalho? Ele gera bons momentos? Satisfação pessoal?
Todas essas perguntas devem ser feitas e respondidas com total sinceridade. Esse é um exercício importante para garantir sua saúde mental e sua qualidade de vida no futuro — especialmente se você sente falta de tempo livre ou sofre com o peso do estresse no cotidiano.
Quais são suas perspectivas de crescimento?
A segunda pergunta importante é sobre suas perspectivas de crescimento. Onde você se vê em cinco ou dez anos? Quais são as possibilidades reais de uma ascensão? Quais são os passos a seguir para conquistar esses novos resultados? Dá para ganhar mais?
Há a possibilidade de crescimento? O salário é satisfatório? Assegurará sua qualidade de vida nos anos seguintes? Todos esses questionamentos conseguem trazer à tona a verdadeira realidade da sua atividade profissional.
Ao sentir que as coisas não vão bem, é importante pausar por um breve momento e realmente repensar a sua vida e metas para o futuro. A maior parte das pessoas deixam as coisas passar e, posteriormente, queixam-se da infelicidade — e essa certamente não é uma abordagem saudável.
Na dúvida, procure por ajuda profissional e entenda que existem consultorias com a pura finalidade de ajudar você a fazer a avaliação de carreira, que, inclusive, pode ser feitas anualmente para quem deseja acompanhar a área profissional de perto.
Vale mencionar que pessoas mudam de área o tempo todo, e, talvez, se for o seu caso, é melhor começar o mais cedo possível para conseguir realmente aproveitar a vida e ter mais felicidade. Se você gosta do que faz e acha que pode conseguir mais resultados, saiba que essa realidade também é possível — só depende das suas ações e planejamento.
Gostou do post? Assine nossa Newsletter e receba em primeira mão nossas novas postagens no seu e-mail!