planejamento-de-carreira-o-que-e-por-que-e-importante-e-mais.jpeg

Planejamento de carreira: o que é, por que é importante e mais!

O mercado de trabalho anda extremamente disputado nos dias de hoje e, por conta disso, ocupar os melhores cargos e posições exige uma administração bastante estratégica da vida profissional. Diante dessa realidade, compreender o que é o planejamento de carreira e por que isso é importante pode ser fundamental.

O fato é que, se em outros tempos bastava se preparar com uma boa graduação e alguns cursos de aprimoramento, atualmente isso já não é mais suficiente. Quem se limita, portanto, estará fadado ao fracasso. Quer evitar que isso aconteça com você? Então não deixe de conferir o conteúdo a seguir.

Afinal, o que é o planejamento de carreira?

O planejamento de carreira é uma estratégia muito útil, na qual uma pessoa pode estipular o caminho que ela pretende percorrer dentro da organização em que trabalha ou na sua vida profissional como um todo. Para isso, ela precisa determinar as competências necessárias para crescer e também quais as expectativas da organização em relação à sua posição.

Em outras palavras, trata-se da elaboração de um plano, de colocar no papel qual é a sua visão de futuro e onde você deseja estar dentro de um, cinco ou dez anos. Essa era uma ação comum entre os gestores, como uma maneira de motivar os colaboradores, mas o ideal é que seja projetada por você, afinal, você deve ser o principal responsável pelo seu sucesso!

Quais são os pilares de um planejamento de carreira?

Um planejamento de carreira pode ser feito de diversas maneiras diferentes, mas ele costuma ter alguns pontos em comum. Em linhas gerais, podemos definir alguns pilares dessa estratégia. É muito importante, por exemplo, que tudo comece com a promoção ou a recuperação da motivação pessoal e da autoestima.

Uma vez que você esteja estimulado para esse desafio, chega a hora de definir os seus objetivos, sejam eles dentro da própria empresa, sejam em uma transição de carreira. Depois, é hora de fundamentar a sua visão de futuro e de definir as ações e os recursos dos quais você precisa para aumentar as suas chances de sucesso.

Qual a importância do planejamento de carreira?

Um bom planejamento de carreira permite que você assuma proativamente o controle da sua vida profissional, e isso é extremamente importante em um mercado tão competitivo como o dos dias de hoje. Dessa forma você consegue, por exemplo, atingir com muito mais facilidade os seus objetivos profissionais e pessoais.

Outro benefício desse tipo de plano é que ele possibilita, com muito mais clareza, que você conheça seus pontos fortes, reforce as suas falhas e observe em que lugar você quer chegar e como percorrerá essa trajetória. Com isso, você ganhará as condições necessárias para identificar distorções, realinhar metas e corrigir a sua rota.

Quem pode fazer o planejamento de carreira?

O mais interessante disso tudo é que não importa se você é um profissional em início de carreira ou um líder de uma grande multinacional: qualquer um pode se beneficiar de um bom planejamento! Essa estratégia ajuda a perceber melhor a sua própria realidade e pode ajudá-lo de diversas maneiras, trazendo subsídios para suas decisões.

Quais são as dicas para um bom planejamento de carreira?

Agora que você já entendeu bem melhor o conceito de planejamento de carreira e observou que qualquer profissional pode se beneficiar dessa estratégia, chegou a hora de conhecer algumas dicas simples e práticas de como utilizar esse tipo de plano para a sua vida corporativa. Confira a seguir algumas sugestões para fazer isso.

Faça uma boa autoanálise

O primeiro passo para fazer um planejamento de carreira é fazer uma autoanálise, afinal, esse tipo de estratégia precisa estar em alinhamento com as suas demandas, expectativas, anseios e necessidades pessoais. Verifique, por exemplo, quais são as suas melhores potencialidades, os seus pontos fracos e onde você deseja estar em curto, médio e longo prazo.

Assim, você pode investir em ações efetivas. Se você precisa aprimorar algumas qualidades técnicas, fazer cursos de aprimoramento na sua área é uma atitude fundamental. Caso você esteja pensando em mudar de carreira ou deseje ter mais inteligência emocional, a ajuda de um bom coach pode ser de grande valia.

Estabeleça as suas metas

Agora que você já fez a sua autoanálise e compreendeu melhor os seus anseios, é o momento de estabelecer novas metas. Caso você queira continuar na sua empresa, por exemplo, e tem interesse em crescer profissionalmente e atingir o ambicioso objetivo de se tornar um diretor, é preciso adquirir a experiência necessária para esse cargo.

Não adianta colocar no papel que você espera que isso ocorra em poucos meses, pois esse não seria um objetivo realista. A saída é dar o primeiro passo traçando alvos reais: em qual cargo você quer estar em cinco anos? Quais habilidades você precisa dominar para isso? Quais oportunidades a organização oferece? E assim por diante.

Invista na ampliação de network

Por fim, ainda que o planejamento de carreira seja uma estratégia pessoal e individualizada, contar com a ajuda e o auxílio de outros profissionais pode ser fundamental para o seu sucesso. Diante dessa realidade, uma ação muito importante, independentemente do segmento no qual você atua, é investir na ampliação do seu network.

Isso significa que você precisa ter uma boa relação não apenas com seus gestores e chefes, mas também com os outros colaboradores e até mesmo com os clientes. Dessa forma, você sempre ficará sabendo quando houver um bom cargo disponível e também terá o nome lembrado pelos outros no caso de uma indicação ou uma oportunidade.

Como você pôde ver, fazer um bom planejamento de carreira é uma estratégia extremamente importante para quem deseja crescer profissionalmente e tem a intenção de se destacar em um mercado tão competitivo. Caso você não se sinta preparado para fazer isso sozinho, a ajuda de um bom coaching pode ser bastante proveitosa e eficiente.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o planejamento de carreira? Quer contar com ajuda especializada para fazer isso do jeito certo? Então não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *