qual-a-diferenca-entre-coaching-consultoria-e-mentoria.jpeg

Qual a diferença entre coaching, consultoria e mentoria?

Está precisando melhorar sua performance profissional e se destacar no mercado, mas não sabe se deve investir em coaching, consultoria ou mentoria? Muitas pessoas confundem esses conceitos e acabam errando na hora da escolha.

Apesar de estarem relacionados à promoção de melhorias pessoais e profissionais, estamos diante de processos distintos. Daí a importância de conhecê-los e saber diferenciá-los.

Para acabar com qualquer dúvida sobre o tema, preparamos este post. Continue com a leitura e descubra qual a melhor solução para as suas necessidades!

O que é coaching?

Coaching é um processo que tem como objetivo melhorar a imagem e aumentar a performance de uma pessoa, um grupo ou uma empresa. Para isso, são aplicadas diversas metodologias, ferramentas e técnicas para que o coachee — cliente — se conheça melhor e encontre o caminho para alcançar seus objetivos.

O profissional responsável por conduzir o processo é chamado de coach. Ele não dá conselhos, tampouco orienta o seu cliente sobre as decisões a serem tomadas. Seu papel é estimular o desenvolvimento pessoal para que a pessoa aperfeiçoe competências e supere suas limitações.

Diversas ciências contribuem para a atuação do coach e a orientam, das quais podemos destacar a neurociência, a psicologia e a administração. O objetivo é tornar o indivíduo melhor e ajudá-lo a maximizar suas habilidades na busca de suas metas — como passar em um concurso ou vestibular e subir na carreira.

Quer um exemplo? Um atleta que deseja elevar sua performance pode investir em coaching para se conhecer melhor e potencializar as habilidades imprescindíveis para os seus resultados.

Assim, por meio de reuniões semanais, quinzenais ou mensais o profissional apresenta tarefas definidas em conjunto com o cliente para que ele alcance as metas pretendidas. Portanto, para que tenha sucesso, é necessário foco e dedicação do coachee.

O que é consultoria?

A consultoria é um processo executado por um consultor e que consiste na análise de uma determinada situação. Ela tem como objetivos chegar a um diagnóstico e apresentar uma solução para o cliente.

A consultoria pode ser direcionada tanto a pessoas físicas quanto a jurídicas. Na prática, o contratante desse serviço tem um problema que não consegue resolver sozinho e, por isso, contrata a consultoria — exercida por um profissional qualificado e especialista na área.

Após analisar os fatos, será dado um diagnóstico sobre a situação e apresentado um projeto para a superação do problema. Por fim, as soluções propostas são implementadas.

Vejamos um exemplo: uma empresa com problemas de comunicação interna contrata um consultor. Ele observará o dia a dia dos funcionários, como se comunicam e o clima organizacional. Depois disso, apresentará um diagnóstico e uma solução, que pode ser, por exemplo, a implementação de uma ferramenta automatizada de comunicação entre os colaboradores.

O que é mentoria?

A mentoria também é conhecida como mentoring e pode ser resumida como um processo executado por um profissional experiente na área de atuação que tem a função de orientar, compartilhar conhecimentos e estimular o desenvolvimento profissional do cliente.

Trata-se, portanto, de uma espécie de tutor. Vejamos um exemplo: um jovem empresário, inseguro em relação a melhor maneira de conduzir o seu negócio, pode contratar um profissional maduro e com experiência na área para aconselhá-lo.

Assim, em reuniões periódicas, o mentor repassa seus conhecimentos ao cliente, ajudando-o a superar seus desafios, como se fosse um “padrinho” mais experiente.

Quais as diferenças entre os três processos?

Depois de conhecer melhor cada um desses processos, podemos resumir de maneira didática e simples as diferenças básicas entre eles. Lembrando que essa compreensão é essencial para que você contrate exatamente o serviço de que precisa.

Coaching

Principais características:

  • processo baseado em diálogo;
  • foco na melhoria e no alcance de metas pessoais;
  • o coach não diz ao cliente como agir, mas, sim, o apoia a fazer reflexões;
  • o coach não precisa ser mais velho ou mais experiente que o cliente;
  • o objetivo é o autoconhecimento e a evolução contínua;
  • o número de encontros é definido no primeiro encontro.

Consultoria

Principais características:

  • serviço baseado no diagnóstico de uma situação;
  • foco na correção de um problema;
  • o consultor diz o que o cliente deve fazer;
  • o consultor é um especialista na área;
  • seu objetivo é avaliar informações coletadas e desenvolver um projeto de intervenção;
  • não existem encontros, mas, sim, reuniões para apresentar o diagnóstico e as soluções.

Mentoria

Principais características:

  • processo baseado em conselhos;
  • foco no aperfeiçoamento profissional ou pessoal;
  • o mentor repassa conhecimentos;
  • o mentor é mais velho e tem uma vasta experiência na área;
  • o objetivo é ajudar o cliente a lidar com situações pelas quais o mentor já passou;
  • não há um prazo definido para o encerramento do processo.

Afinal, quando optar por cada um desses processos?

Depois de todas as informações apresentadas, você deve estar se perguntando: quando devo optar por coaching, consultoria ou mentoria? Para que você compreenda melhor o contexto e aprenda a investir na solução certa para as suas necessidades, preparamos este último tópico.

Em geral, o coaching é um processo indicado para indivíduos que desejam se tornar melhores — seja na vida pessoal, seja na vida profissional —, estão passando por uma transição de carreira ou buscam se diferenciar no mercado. Perceba que falamos em um desenvolvimento completo de diversas competências que farão a diferença em seu dia a dia.

A consultoria é voltada para profissionais e empresas que se deparam com um ponto de ineficiência e não conseguem visualizar a origem do problema. Assim, é contratado um profissional isento e imparcial que analisará informações e apresentará um projeto capaz de superar essa questão.

Já a mentoria é indicada para profissionais e empresas que gostariam de ouvir de alguém mais experiente conselhos e dicas para superar as adversidades de seu cotidiano. Ele não apresenta soluções, mas pode compartilhar ideias e conhecimentos importantes.

E então, conseguiu entender quais as diferenças entre coaching, consultoria e mentoria? Conforme visto, esses três processos são diferentes e, por isso, é essencial conhecê-los bem. Com as informações apresentadas, você será capaz de identificar melhor sua demanda e investir na metodologia correta.

Precisa de ajuda para se desenvolver e se tornar uma referência em sua profissão? Entre em contato com a PD Gestão de Imagem e Carreira. Estamos prontos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *