transicao-de-carreira-por-que-devo-me-planejar-corretamente.jpeg

Transição de carreira: por que devo me planejar corretamente?

Formar e seguir a profissão escolhida é o sonho de muitas pessoas, mas em alguns casos esse objetivo pode ser alterado e o profissional se depara com uma necessidade de mudar suas escolhas e seguir outro caminho. É assim que muitos acabam fazendo uma transição de carreira.

Quando a pessoa não sabe como progredir em seu trabalho ou acaba se sentindo desestimulada e esgotada com sua profissão, geralmente, pensa em fazer uma mudança de ramo. Além disso, essa mudança também pode partir de uma necessidade de se encontrar no mercado.

Contudo, para transformar sua trajetória, é importante elaborar um bom planejamento, afinal, é preciso analisar a situação e ter certos cuidados para que as escolhas não tragam frustrações. A seguir, mostraremos a maneira mais acertada de redirecionar sua atuação profissional.

Confira!

Principais motivos para a transição de carreira

Cada um tem seus motivos para desejar atuar em outro seguimento, mas os mais comuns são:

  • desilusão com a profissão escolhida: algumas vezes, a escolha feita pode não ser aquilo que se espera. Muitos profissionais podem se sentir desiludidos quando a carreira primeiramente definida não condiz com o que sonhou e isso faz com que eles avaliem outras possibilidades;
  • aumento de desemprego: não é de hoje que sabemos que algumas carreiras não oferecem tantas oportunidades aos trabalhadores. Quando há dificuldade em conseguir um emprego na área desejada, as pessoas acabam se adaptando à realidade, buscando outros caminhos;
  • estagnação profissional: em algum momento, você pode chegar a um ponto em que não consegue visualizar um progresso em seu trabalho. Essa sensação de que você permanece no mesmo lugar, estagnado, pode ser a porta para procurar outras possibilidades;
  • busca por um propósito de vida que o ajude a se sentir realizado como pessoa e profissional.

Mesmo que você tenha outra razão para mudar o rumo da sua vida profissional, o importante é procurar por algo que faça você se sentir bem, realizado e satisfeito, pois só assim fica mais fácil conseguir obter os resultados esperados.

Porque fazer um planejamento na hora de fazer a transição de carreira

Antes de partir para uma nova etapa, é fundamental ter cautela e planejar seus passos, pois a falta de um bom planejamento pode te levar a tomar a direção errada, prejudicando não apenas sua própria carreira, mas, também, sua vida pessoal.

O mercado pode nem sempre ser favorável com as suas escolhas, por isso, é importante que você fique atento ao que acontece no mundo dos negócios e como anda a situação na sua região.

Sendo assim, você deve estar preparado para o mercado de trabalho, mesmo que seja para seguir uma carreira autônoma. Para isso, se qualifique na área desejada e pesquise sobre sobre a estabilidade da nova carreira e as oportunidades que estão aparecendo no país. Você deve ter todas as informações sobre o ramo que deseja atuar.

Além disso, é necessário observar a valorização dos profissionais dessa área, assim como a oferta de emprego. Claro que existem outros aspectos que devem ser levados em consideração, como o bem-estar que a nova carreira pode trazer. No entanto, é importante analisar se o salário é compatível com o que você espera.

É preciso ir longe e pensar com calma, analisando como seus pontos fortes e fracos se encaixam nessa nova jornada.

Benefícios do planejamento na hora de mudar de carreira

Como falamos acima, planejar é importante e os principais benefícios que isso traz são:

  • visão mais detalhada do mercado atual sobre essas e outras oportunidades, especialmente em momentos de crise;
  • análise mais aprofundada sobre as possibilidades de encontrar uma nova colocação;
  • autoconhecimento sobre suas competências e desafios, permitindo buscar seu autodesenvolvimento pessoal;
  • foco no que é, de fato, importante e que trará mais satisfação profissional;
  • decisões mais acertadas, pois com um bom plano você consegue maximizar resultados positivos, reduzindo ao máximo falhas que podem trazer prejuízos.

Dicas para fazer uma transição de carreira mais eficiente

Para você ter certeza de que chegou o momento de mudar e procurar por outra ocupação, é preciso seguir algumas dicas, como:

Reconheça sua zona de conforto

O nosso cérebro é programado para atender nossas necessidades. É por isso que adaptamos nossa realidade conforme nosso conforto. No trabalho, não é diferente: você pode estar acostumado com o salário e a rotina e isso faz com que a vontade de uma mudança seja cada vez menor.

Contudo, se você busca uma transição de carreira, é preciso ter ciência dessa zona de conforto e manter em mente que a mudança deve ocorrer, mesmo que isso signifique sair do seu estado atual e colocar em prática suas ações.

Descubra seu propósito de vida

Mudar de carreira apenas para escapar do seu emprego não trará a satisfação que você busca. Ao contrário, isso pode acarretar novos problemas e frustações. Você deve conhecer seus talentos e habilidades e buscar por algo que trará realizações.

Pense no que você faria que traria mais felicidade e bem-estar. Depois disso, procure por algo que te deixará mais completo e que esteja ligado aos seus sonhos.

Algumas vezes, a pessoa pode se sentir plena na profissão, mas desgostosa com o local de trabalho. Se esse for o seu caso, então busque por um reposicionamento de carreira em outra empresa.

Prepara-se para a mudança

Para qualquer transição, é preciso estar preparado. Assim, converse com profissionais que exerçam a carreira que você deseja seguir, leia mais e pesquise sobre informações que tem ajudem a conhecer melhor a profissão.

Você deve voltar a estudar e se envolver com esse novo meio que escolheu, tirando suas dúvidas e se mantendo preparado para a mudança que ocorrerá.

Planeje suas finanças

Redirecionar a carreira pode ser uma vontade, mas é necessário ser prático. Por isso, faça uma reserva financeira para que surpresas não aconteçam.

Você pode levar algum tempo até se encaixar na nova profissão ou conseguir se estabilizar na nova carreira. Dessa forma, mantenha sempre um valor guardado para manter sua rotina até que tudo esteja certo e você possa desfrutar da oportunidade.

A transição de carreira não é algo impossível, basta ter tranquilidade na hora de escolher o ramo profissional, fazer planos detalhados e seguir as dicas acima. Com isso, você poderá se tornar mais realizado e contente com suas escolhas. Para facilitar ainda mais a sua vida, a PD Gestão de Imagem e Carreira é uma empresa especializada em ajudar profissionais a terem mais sucesso em sua trajetória.

Quer conhecer outras dicas importantes de como fazer uma gestão de carreira? Baixe nosso e-book “Gestão e Transição de Carreira”.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *