Gestão de equipes: 3 habilidades que o líder precisa desenvolver

Fazer uma boa gestão de equipes é um tremendo desafio, uma vez que é preciso saber lidar não apenas com os objetivos e metas estipuladas pela empresa, como também com as diferentes personalidades e demandas dos colaboradores. Pensando nisso, fizemos um post enumerando 3 das principais habilidades que o líder precisa desenvolver.

O mercado atual é extremamente exigente, e quem não tiver os atributos certos poderá ter sérios problemas em gerir seus comandados, sobretudo em um momento altamente competitivo e no qual não há espaço para erros. Continue lendo o artigo e veja o que é necessário para liderar com sucesso!

1. Boa organização e autoconhecimento

A capacidade de organização é imprescindível para um bom líder, pois ele precisará fazer com que os colaboradores atuem juntos e utilizem os seus atributos em sinergia com as ações propostas. Logicamente, não dá para fazer isso de qualquer maneira, sendo crucial estabelecer prazos, estruturar claramente as responsabilidades e acompanhar a execução.

Além disso, o autoconhecimento também é crucial, pois a liderança é mais efetiva quando há o amplo domínio dos próprios pontos fortes e das dificuldades, até para delegar tarefas. Portanto, o gestor de alta qualidade é aquele que sabe influenciar abertamente a sua equipe e os resultados que serão obtidos por ela.

2. Capacidade de delegar tarefas

Como já citamos acima, uma das habilidades que o líder precisa desenvolver para conseguir conquistar uma boa gestão de equipes é a capacidade de delegar tarefas. Em outros tempos, uma personalidade centralizadora poderia até ser bem-vista, mas esse cenário mudou, e a elevada competitividade do mercado exige perfeição em quase todas as atividades.

gestão de imagem

Não importa o quão talentoso você seja, haverá muita coisa com a qual você não poderá lidar sozinho. Sua equipe estará lá justamente para isso, sobretudo se você caprichar na comunicação e conseguir explicar qual é o papel de cada um, as metas desejadas e os objetivos, em sintonia com as aptidões, experiências e competências de cada um.

3. Saber manter a equipe motivada

Por fim, o líder de alto padrão não deixa de ser, entre outras coisas, um grande motivador. Afinal, colaboradores com o moral elevado tendem a ser mais produtivos, eficientes e satisfeitos, o que é importante até para reter talentos. No entanto, alcançar esse objetivo pode ser um dos maiores desafios dentro de uma empresa.

Para que isso seja viável, será preciso conhecer as pessoas, identificar suas demandas e tentar atender as expectativas, desde que sejam razoáveis. Ações desejáveis nesse sentido incluem a promoção da integração dos colaboradores, o aumento na participação na tomada de decisões e a abertura do ambiente a novas ideias, com feedbacks claros, rápidos e diretos.

Seguindo essas 3 dicas, você terá muito mais chances de conseguir uma boa gestão de equipes, elevando o desempenho do time e fazendo com que seus colaboradores atuem no limite máximo de seu potencial!

Gostou de aprender quais as habilidades que o líder precisa desenvolver para ter uma boa gestão de equipes? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, que tal curtir nossa página no Facebook?

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *