Genius Loci – A expressão cultural de uma marca
Há muitos anos os atletas não são simplesmente esportistas, são celebridades. Tal status que vem acompanhado de um grande ônus, a falta de privacidade. Um grande problema na sociedade atual onde a tecnologia associada a falta de ética de muitos tornam-se uma combinação perigosa. Com a era digital praticamente não existe mais privacidade. No mundo virtual a variável tempo não é um problema, tudo é imediato e com apenas um clique todas as informações, sejam elas positivas ou negativas, são enviadas a milhões de pessoas.
Os atletas entram neste mundo ainda muito jovens e são obrigados a conviverem com a fama, com o dinheiro e com as criticas sem qualquer preparo. Uma mudança radical e inesperada junto com a falta de maturidade, inerente a idade, fazem deste universo uma grande armadilha.
Hoje a imagem do atleta é tão importante quanto a suas habilidades esportivas. Em alguns casos os ganhos com a utilização da imagem chegam a ser bem maiores que seus salários. Diante deste cenário é fundamental que o atleta tenha uma orientação e comece desde de cedo a administrar sua carreira e sua imagem de forma consciente e profissional.
No processo de criação e manutenção de uma carreira esportiva, desenvolver uma estrutura que possa fundamentar e organizar a marca pessoal é um passo determinante para garantir sucesso no presente e no futuro, estabelecendo uma imagem forte e inesquecível. Uma marca única em sua essência e “DNA”.
Um belo exemplo de um atleta que soube construir e posicionar sua marca baseada no seu DNA, Roger Federer.
Em se tratando de imagem pessoal todo um universo de análise comportamental passa a fazer parte da gestão da imagem e, consequentemente, do processo de construção de uma marca. Cada fase do ciclo profissional do atleta é importante para construção de sua carreira e da sua pós carreira, de forma que sua vida pessoal também reflete diretamente em sua imagem. Talvez, inclusive, seja esse aspecto – a imagem pessoal – que mais o caracteriza no âmbito temporal e o torne inesquecível. Fases de alto desempenho passam, mas são as características desse universo geral que, no fim, formam o produto final que chamamos de imagem e carreira e são o desenvolvimento dos atributos da marca que constroem e estabelecem seu valor.