A importância do Feedback

O feedback é uma parte vital do arsenal de habilidades de um líder. Gerentes, chefes de segmentos, professores, coordenadores… todos esses desenvolvem essa aptidão durante suas carreiras. É de extrema importância aprender a dar, mas também a receber e dividir essa informação com membros de equipe e grupos na empresa. 

Um feedback construtivo é uma das maneiras mais eficazes de construir um ambiente de trabalho saudável. Com ele é possível aumentar a produtividade, melhorar o engajamento dos colaboradores e com isso atingir os resultados desejados. Ele é uma das ferramentas para criar uma comunicação positiva, e também ajuda na interação entre profissionais de todas as áreas da empresa.

A importância do feedback no ambiente de trabalho pode beneficiar a companhia como um todo. Dividir informações sobre o que precisa ser melhorado não só otimiza o processo, mas também facilita o trabalho e acelera a produtividade. Além disso, essa habilidade, quando bem desempenhada por líderes, cria um senso de transparência e confiança entre ele e seus subordinados.

Esse processo de troca de informações tem um papel importante na educação e aprendizado dos profissionais. Pois é com o feedback que as pessoas podem aprender rápido e não cometer os mesmos erros repetidamente. No esporte vemos muito isso acontecer, técnicos e atletas estão sempre se comunicando e resolvendo questões à medida que surgem na competição. No ambiente de trabalho, essa interação também é fundamental para alcançar os resultados desejados.

Benefícios do feedback:

Como vimos anteriormente, o feedback pode trazer muitos benefícios para empresas e grupos que o utilizam. Separamos aqui alguns pontos importantes que ajudam bons líderes a construir um ambiente seguro e com comunicação positiva com suas equipes:

O feedback ajuda a dar um senso de responsabilidade a cada integrante do time. Independente da área que alguém é responsável, os membros do grupo entendem o papel que têm e o que é esperado deles. O que ajuda a evitar erros do tipo “não sabia que isso era função minha”, ou, “achei que fulano estava realizando essa tarefa”. Ao criar uma rede de comunicação honesta e clara, a interação dos membros flui durante o processo de trabalho. E isso ajuda a economizar tempo em ter que corrigir algum problema que poderia surgir por falta de comunicação. Além também de minimizar a sensação de incapacidade por aqueles que de alguma forma falharam. 

O feedback promove honestidade e confiança. Criando assim melhores relacionamentos entre membros da equipe. O fato de você estar aberto para receber essas informações dá também a abertura para que você seja aquele dando um toque nos companheiros de equipe. Mostrar que essas críticas que você está dando, vem de uma vontade de ajudar e não julgar. E da mesma forma, quando você receber um conselho, entenda que o objetivo maior é a meta da equipe, e não uma questão pessoal.

Muitas vezes é difícil receber uma crítica, ainda que ela seja construtiva. Por isso, a forma como a abordagem é feita pode fazer total diferença. É preciso mostrar ao outro o que ele está fazendo de errado, de uma maneira que fique claro que isso é uma dica e não uma ordem. A motivação final deve ser alcançar o objetivo desejado, então entender esse aspecto é vital para o funcionamento dessa habilidade entre membros de uma equipe.

gestão de imagem

Feedback é sobre saber escutar ativamente, tendo tempo para analisar e então pensar nas melhores soluções possíveis para aumentar a sua performance. Ele fornece críticas construtivas e possibilita uma visão clara do que todo mundo deve aprimorar para chegar na meta. Ele une as pessoas e cria uma comunicação saudável e fluida. 

Um ambiente saudável busca pelo feedback. Estar aberto a crítica e a curiosidade em sempre querer melhorar e se aprimorar tem um efeito gigante na produtividade de um time ou empresa. Não é à toa que normalmente as melhores ideias vem de alguém do time que simplesmente mencionou uma solução para um problema que até então ninguém tinha observado.

A habilidade de dar o feedback

Para o líder do time, gerente, professor, técnico… a importância do feedback não pode ser deixada de lado. Enquanto que é uma prática poderosa que cria efeitos positivos visíveis, se não for bem utilizado pode afetar mentalmente os colaboradores, impactar sua autoestima ou então gerar um senso de incapacidade.

Para realizar essa habilidade da forma correta, é preciso pensar antes na forma como essa crítica será feita. É importante levar em consideração o que deve ser feito e aquilo que deve ser evitado quando for dar um feedback. Para começar, é interessante evitar qualquer toque que parece ser uma forma de culpar ou julgar, afinal o objetivo é a motivação do membro da equipe e não o contrário. Sempre tente explicar que a comunicação é sobre aprimoramentos, e que é a equipe toda contra o problema, e não o grupo contra o colaborador. 

Uma boa maneira de começar um feedback é exemplificando as forças e habilidades do membro que está sendo o foco da crítica. Abrindo o diálogo dessa maneira, fica mais fácil apontar os aspectos que precisam ser melhorados. Uma boa maneira de abordar as questões que precisam de um cuidado maior é fornecendo evidências específicas. Quando o colaborador sabe exatamente do que você está falando e o que fez de errado, fica mais fácil entender a questão e achar a solução. 

Dê tempo dos colaboradores entenderem e processarem o feedback. Eles devem se sentir confortáveis em dividir como se sentem sobre isso. Por isso, saber escutar de volta e aceitar o ponto de vista do criticado é importante para que a comunicação seja uma via de mão dupla. Eles devem ser parte do processo de solução do problema. Mesmo que o líder já tenha a resposta em mente, dê espaço para que os colaboradores também possam ajudar. 

Encorajar que todos os membros da equipe deem feedback é uma das maneiras de promover essa habilidade na sua empresa. Deixar o ego de lado e estar disposto a escutar críticas sobre a sua própria performance ajuda a criar um senso de igualdade e confiança no grupo. 

Conclusão

Promover uma comunicação de feedback na sua empresa pode ser o que está faltando para alcançar os objetivos desejados. Ao planejar a cultura do seu ambiente de trabalho, leve em conta essa habilidade. Como vimos anteriormente, são muitos os benefícios dessa ferramenta. Se a sua empresa já funciona de uma determinada forma, introduza o feedback aos poucos e dê tempo para que os colaboradores se acostumem com isso. Para os líderes, a melhor maneira de acelerar esse processo é sendo o próprio exemplo de como aceitar essas críticas.

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *