liderança 360

Entenda o que é liderança 360

A liderança 360 é um conceito criado por John C. Maxwell, um dos escritores mais importantes e influentes do gênero de gerenciamento de pessoas. De acordo com seu trabalho e estudos na área, Maxwell percebeu que mais da metade dos líderes de uma companhia não estão no topo da organização, e sim no médio escalão.

Um líder 360 é aquele que consegue inspirar tantos seus superiores quanto as pessoas que estão no seu nível ou abaixo dele. Todas as pessoas se sentem bem e esperam por seu direcionamento, que é capaz de gerar grandes resultados no ambiente empresarial e até mesmo no faturamento da companhia.

Esse tipo de liderança é mais natural do que parece e, apesar de parecer complexa (ou até mesmo pouco realista), consiste em algumas medidas e atitudes que são práticas e funcionais.

Neste post, falaremos mais sobre todos esses pontos. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

Como é possível liderar todos de forma prática?

Apesar de parecer impossível, a liderança 360 consiste em uma série de medidas e atitudes práticas que correspondem, principalmente, aos maiores objetivos de uma companhia. Apesar de parecer impraticável a ideia de liderar o mais alto escalão, saiba que é possível ter uma influência positiva em todos os colaboradores.

Essa influência começa a acontecer quando você garante os resultados ao seu chefe e ajuda a remover parte da pressão diária que recai sobre ele. Isso gera uma positividade na organização e faz com que seja possível criar novas ideias e metas que auxiliem no crescimento da empresa.

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Em relação aos profissionais que estão no seu nível operacional, a ideia é gerar apoio e condições que facilitem o desenvolvimento do trabalho. Essas medidas ajudam a transformar o ambiente e a favorecer mais motivação e positividade para o enfrentamento das adversidades.

Por fim, os colaboradores que estão nos postos mais operacionais também podem se beneficiar do seu apoio e motivação. Isso faz com que eles se sintam mais seguros e até mesmo consigam desenvolver sua atividade com mais segurança e confiança.

Como aplicar tudo isso dentro da empresa?

Como pôde ser observado, a ideia é ter uma liderança comportamental, onde o interessado começa a resgatar o máximo de responsabilidade possível para dar o exemplo e ajudar a aliviar os mais diversos setores da companhia.

Além disso, é preciso observar e ter total certeza de que a organização está pronta para esse tipo de atitude, uma vez que nem todos os locais apresentam flexibilidade ou até mesmo interesse em abordagens menos convencionais.

Por isso, faça a diferença aos poucos e seja proativo no seu trabalho. Invista na sua capacidade e principalmente na sua habilidade de solucionar problemas e conflitos. Não se esqueça de que muitas vezes concessões são necessárias para que se faça uma gestão efetiva, especialmente quando falamos da liderança 360.

Gostou do post? Assine nossa Newsletter e não perca mais nenhum conteúdo como este!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *