Boa parte das empresas vêm exigindo muito dos candidatos aos melhores cargos no mercado de trabalho, chegando a demandar, por vezes, algumas características que determinada parte da população sequer conhece. Diante dessa realidade, saber ao certo o que é resiliência profissional e como desenvolvê-la pode ser muito interessante.
Mesmo que você ainda não saiba, essa é uma qualidade bastante desejável e que pode ser aprimorada, desde que adote as posturas mais adequadas e tenha um posicionamento estratégico diante dos desafios da carreira. Quer aprender mais sobre ela? Então confira o conteúdo a seguir.
Afinal, o que é resiliência profissional?
O conceito original da resiliência é científico e vem da física, podendo ser compreendido como a capacidade que um material tem de resistir a grandes impactos ou deformações, voltando posteriormente à sua forma original. No entanto, não demorou para o mundo corporativo começar a utilizar frequentemente esse termo.
No universo profissional, trata-se de um dos pontos fortes mais procurados hoje em dia pelos recrutadores e setores de RH. O profissional resiliente é aquele que tem firmeza de propósitos, administra bem situações desconfortáveis, supera obstáculos, tem inteligência emocional e sempre chega até o fim na execução das suas tarefas.
Como desenvolver a resiliência na carreira?
Acredite em você mesmo
O primeiro passo para desenvolver a resiliência profissional é ter autoconfiança e acreditar em si próprio. Afinal, ninguém consegue crescer bem na carreira se não tiver valores fortalecidos e um bom conhecimento de suas potencialidades. Avalie suas qualidades e defeitos, verificando o que pode fazer para melhorar.
Dessa maneira, é possível até perceber como se reposicionar no mercado ou dentro da empresa, ponderando se você é melhor em otimizar recursos, reduzir custos, estimular pessoas ou em outro tipo de serviço. Resiliência, portanto, também é administrar tudo isso para melhorar o seu próprio foco.
Administre as suas emoções
Dentro de uma organização, sendo um líder ou um funcionário, a pressão e a cobrança por resultados será constante. Dessa maneira, uma das características mais comuns dos profissionais resilientes é levar isso da melhor maneira possível, sabendo separar perfeitamente aquilo que é pessoal do que é simplesmente profissional.
Ter equilíbrio é muito importante e, quando algum projeto que desenvolveu não for aprovado ou não der certo, por exemplo, você deve enxergar os motivos para isso e não ficar aborrecido ou abalado. Aprenda a ter algum distanciamento para poder enxergar tudo de fora, de forma mais objetiva.
Seja empático e criativo
Embora possa parecer que ser um profissional resiliente é um processo exclusivamente interno, a verdade é que muito da sua capacidade em suportar pressão e reagir de uma maneira positiva vem da maneira pela qual você se relaciona com o mundo exterior. Sendo empático e criativo, fica muito mais fácil reagir às situações.
Procure entender o que fundamenta outra pessoa a se comportar de certa forma, mesmo que você discorde diametralmente dela. Procure também ter uma mente aberta, com uma visão mais ampla sobre situações, pois esse é, com toda a certeza, outro bom caminho para desenvolver a sua resiliência.
Como você pode ver, ser um profissional resiliente pode trazer benefícios incríveis não apenas para a empresa, mas para o seu próprio futuro em sua carreira!
Gostou de aprender um pouco mais sobre a resiliência profissional? Então confira também nosso artigo sobre o que é ser um bom líder!