O Personal Branding é a maneira com que você constrói e transforma sua personalidade e seus atributos pessoais em uma marca própria. Cada um dos seus pontos fortes devem ser evidenciados e trabalhados para demonstrar suas competências.
Devemos informar previamente que essa metodologia não é a mesma que o marketing pessoal, que é quando trabalhamos melhor nossa imagem para que possamos vender da melhor forma possível nossos serviços.
Abaixo, nós falaremos como você pode criar sua marca pessoal de maneira eficaz, fazendo com que suas chances para promoção e para o sucesso na sua carreira aumentem consideravelmente.
Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!
As principais diferenças entre o personal branding e o marketing pessoal
No marketing pessoal o foco está na conduta e na aparência. Nessa etapa do aprimoramento das suas habilidades, o objetivo é conseguir parecer profissional e pronto para solucionar todos os problemas dos seus empregadores ou até mesmo dos seus clientes.
Quando falamos sobre personal branding, a ênfase é bem diferente: é aqui que focamos quase que puramente nas competências que você possui com relação aos outros profissionais do mercado.
Basicamente, o objetivo é se diferenciar dos outros concorrentes de forma semelhante a uma empresa já estabelecida no mercado.
Alguns exemplos de um bom personal branding são: ser o único profissional capaz de entregar resultados em prazos curtos, trabalhar excepcionalmente bem sob pressão ou ser a única pessoa capaz de realizar um tipo de serviço específico.
Quanto mais individualizadas forem suas competências, maiores são as chances de alavancar sua carreira.
A importância da marca pessoal
Ter uma marca pessoal é de profunda importância. Afinal, o mercado de trabalho a cada ano está mais competitivo e, em muitos setores, os clientes estão cada vez mais exigentes.
No atual momento em que estamos vivendo, também é interessante mencionar o poder da internet e do marketing digital, onde até mesmo uma má avaliação do seu trabalho pode colocar em cheque a sua contratação, seja para trabalhos fixos ou temporários.
Ao desenvolver uma marca pessoal séria e competente, você consegue “driblar” os problemas atuais e ainda consegue se posicionar como uma solução adequada no seu mercado.
O profissionalismo, competência e até mesmo ética são alguns dos fatores que devem ser trabalhados constantemente para evidenciar para seus contratantes que escolher seus serviços é a escolha mais acertada que eles podem fazer.
Ter uma logo, identidade visual, missão bem definida, entre uma série de outros aspectos importantes que formam uma marca empresarial também é outra forma de passar para as pessoas que seu profissionalismo está em outro patamar — e isso vale ainda mais para os profissionais liberais e autônomos.
Para conseguir criar um personal branding de grande impacto, recomendamos ajuda especializada, uma vez que esse conceito é relativamente novo, e equívocos podem ser bem difíceis de serem reparados — principalmente quando seu nome está em jogo.
Nós da PD Gestão de Imagem e Carreira fazemos todo o trabalho de gerenciamento de carreira e ajudamos você a desenvolver sua marca da forma adequada e com a visão correta para seu futuro.
Gostou do post sobre personal branding? Entre em contato conosco e converse sobre seus objetivos, estamos à disposição e prontos para ajudar!