Resiliência no trabalho: por que é tão valorizada nas empresas?

De tempos em tempos, surgem novos termos e expressões que passam a ser valorizados pelos recrutadores e setores de recurso humanos das empresas, sendo buscados como uma característica altamente desejável por quem deseja atuar dentro da organização. Na atualidade, esse parece ser o caso da resiliência no trabalho.

É bastante possível que você já tenha ouvido falar sobre esse conceito, mas também é altamente provável que você não domine completamente o seu significado ou não saiba como desenvolver essa habilidade em sua vida. Para resolver esse problema, preparamos o conteúdo a seguir. Confira!

Afinal, o que é a resiliência no trabalho?

O conceito de resiliência vem de uma capacidade que os materiais têm, do ponto de vista físico-químico, que é a de resistir bem a impactos ou deformações, voltando naturalmente ao seu formato original, sem sofrer danos severos. No entanto, para os seres humanos, esse termo pode ter um significado um pouco diferente.

Nesse caso, trata-se de conseguir resistir bem à pressão que sofremos, não apenas no mercado de trabalho, mas também na nossa rotina pessoal e no estilo de vida das grandes cidades, usando tudo o que for negativo para nos tornarmos mais fortes e mais eficientes, administrando situações adversas e mantendo a firmeza de propósito.

Como estimular a resiliência no trabalho?

Influencie o pensamento positivo

Um bom líder pode estimular a resiliência no trabalho ao influenciar os outros de uma maneira positiva, deixando a negatividade em um segundo plano. Isso é fundamental em uma empresa, que é um local no qual qualquer colaborador precisa saber como superar certas adversidades e passar por momentos difíceis, sempre de forma equilibrada.

Desse modo, as equipes poderão unir seus talentos em prol do crescimento do negócio, trabalhando de maneira construtiva e madura.

Ajude no autoconhecimento

Outra atitude que pode ajudar a desenvolver a resiliência no trabalho é contribuir para ampliar o autoconhecimento dos seus companheiros de empresa, de maneira que eles sejam capazes de aprimorar a sua inteligência emocional. Esse é o papel de um verdadeiro líder, que ajuda cada pessoa a extrair o melhor de seu potencial.

Para fazer isso, você pode, por exemplo, apostar no oferecimento de feedbacks construtivos. Essa é uma maneira de informar cada funcionário sobre o que a instituição realmente espera dele e também de ressaltar não apenas as falhas, mas também as qualidades e os pontos fortes de cada um.

Invista no relacionamento interpessoal

Qualquer pessoa se sente mais forte e segura quando faz parte de algo maior. Por isso mesmo, você não pode deixar de investir no relacionamento interpessoal dentro de uma organização. No ambiente profissional, independentemente da área, ter boas relações com as outras pessoas eleva o desempenho e facilita a rotina.

Contudo, infelizmente, isso nem sempre é fácil de ser conquistado, uma vez que atuar em equipe envolve conflitos, situações complexas e, principalmente, uma grande variedade de egos e personalidades distintas. Aja como um verdadeiro mediador e se coloque à disposição de ajudar a manter o equilíbrio dentro e fora do local de trabalho.

Como você pôde ver, o desenvolvimento da resiliência no trabalho pode ser algo complexo, mas que pode ser superado com uma série de atitudes estratégicas e pontuais.

Gostou de aprender mais sobre a resiliência no trabalho? Então deixe o seu comentário aqui no post!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.