Saiba que é o rebranding e como ele pode te ajudar

Certamente você já ouviu falar no termo “rebranding” ou, até mesmo, conhece algum case de sucesso de alguma empresa ou profissional que conseguiu reposicionar a sua marca no mercado, trazendo à tona novas propostas, culturas, posicionamento e, claro, uma imagem renovada.

No entanto, não existe uma receita pronta para o rebranding de um negócio, capaz de ser útil para todas as empresas ou profissionais. Por isso, essa estratégia é um tanto quanto desafiadora e requer certas cautelas para a sua implementação, mas principalmente muito conhecimento, estudo, pesquisa, criatividade e tomadas de decisão certeiras.

Bom, como especialistas em gestão de imagem, a gente decidiu preparar este miniguia sobre rebranding. Aqui, abordamos pontos crucias e essenciais para esse tipo de estratégia, desde a explicação de seu conceito até a implementação de algumas ideias práticas, justamente para ajudar você a fundamentar e organizar a sua marca com base em seu DNA, ou seja, valorizando e preservando a sua real essência.

Sem mais delongas, vamos conferir juntos!

O que define o conceito de rebranding?

De forma direta e simplificada, o rebranding nada mais é que uma reformulação de sua marca. Contudo, esse conceito não deve se limitar apenas à imagem visual, como o logo de uma empresa e a aparência de um profissional. Pelo contrário, a ideia deve ser muito mais ampla e abranger outras estratégias capazes de atingir a percepção e o reconhecimento do público-alvo.

Hoje, ao analisarmos o perfil de consumo das pessoas, percebemos que, cada vez mais, eles buscam valor em vez de preço e experiência em vez de bens. Também, podemos destacar que há um processo de humanização das marcas, que reflete um posicionamento e os valores sociais daquela empresa ou profissional.

Dessa forma, podemos considerar que o conceito rebranding é um conjunto completo de ações, métodos e estratégias para o reposicionamento de uma marca ou imagem, baseada não somente em como ela quer ser vista no mercado, mas também nas mudanças e perfis de consumo do cliente moderno.

Por que realizar o rebranding na imagem de uma empresa ou um profissional?

Há bons motivos para reposicionar a marca no mercado. Até pouco tempo, o rebranding se limitava a uma estratégia de simples recolocação da marca, geralmente, atribuída a empresas ou profissionais que não estavam lá muito bem ou satisfeitos com a percepção do seu público-alvo.

Esse é o caso clássico das Havaianas, que por anos teve a sua imagem associada a um chinelo popular, limitado a uma classe específica da sociedade. A partir de um processo de rebranding, claro, somado a investimentos pesados em marketing e publicidade, a empresa deu um salto extraordinário e se tornou um símbolo nacional e internacional, representando moda, estilo e personalidade.

Como destacamos, o rebranding pode ser realizado também em outras ocasiões, como para o acompanhamento de tendências, modernização, mudança de visual, fusão de negócios e também para aventurar-se por novos mercados.

Quais os benefícios de se realizar um rebranding?

Evidentemente um processo de rebranding envolve riscos, mas também pode trazer vantagens indiscutíveis ao negócio ou ao profissional. Por exemplo, hoje com temas em alta como tecnologia, redes sociais, sustentabilidade, inclusão social e diversidade, surgem grandes oportunidades para se realizar um rebranding estratégico e buscar formas de aproximar a sua marca a novos canais, meios e nichos.

No entanto, para tal, é imprescindível que haja um planejamento e organização durante essa implementação, a fim de não apenas mudar a imagem e manter a antiga cultura. Para exemplificar melhor, destacamos abaixo algumas vantagens de um processo de rebranding para um negócio ou profissional. Confira!

  • melhora a percepção do público em relação à sua marca e imagem;
  • cria uma referência em cima daquilo que você propõe;
  • reposiciona a marca perante o mercado;
  • atrai nichos específicos;
  • associa a mudança de posicionamento, opinião e direcionamento da empresa.

Quando evitar realizar um rebranding?

Como já dissemos, assim como pode trazer benefícios para o negócio, o rebranding também envolve riscos. Inclusive, se não for bem planejado e aplicado, é capaz de provocar resultados totalmente inversos aos desejados. Para evitar isso, é fundamental haver muito planejamento e estudo antecipado. Deve-se também conhecer, a fundo, as necessidades e estratégias para essa mudança e, de todas as formas possíveis, tentar entender as supostas percepções e reações do mercado.

Quando citamos exemplos no tópico acima, destacamos assuntos como diversidade, inclusão, redes sociais, entre outros, não foi? Pois bem, são temas extremamente delicados e, por isso, todas as possibilidades de reações ao rebranding devem ser postas em consideração nesse processo.

Quais casos são exemplos de sucesso de rebranding?

Há muitos cases de sucesso com rebranding, muito além do clássico caso já citado das Havaianas no Brasil.

Para conferir outros, destacamos uma pequena lista abaixo. Confira!

Calvin Klein

A famosa marca do ramo da moda é um dos exemplos de sucesso de rebranding. Foram feitas ações de marketing e publicidade focadas basicamente na mudança da logo e do tamanho da fonte utilizada, que pretendia aumentar a visibilidade e a participação em outras classes de consumo.

Natura

Outra brasileira na lista de sucessos de rebranding, a Natura nem sequer precisava se reposicionar no mercado por causa de críticas, queda de vendas ou qualquer outro problema. A marca resolveu simplesmente ampliar suas ideias e participação, trazendo novos conceitos para seus produtos, em especial, focando no tema da sustentabilidade.

Skol

A cervejaria passou por um período de muitas críticas e desvalorização de seu produto no mercado. Com ações diretas em publicidade e marketing criativo, a marca deu a volta por cima, mudou a percepção do público e atraiu novos consumidores, mantendo uma posição confortável no market share das bebidas mais consumidas no país.

Anitta

Se a gente partir para um case de rebranding pessoal, uma das figuras mais comentadas na atualidade pop do Brasil, Anitta, sem dúvidas, pode servir como um exemplo de sucesso. Basta pegar alguns vídeos do início de sua carreira e comparar com os mais atuais para notar diferenças e posicionamentos bem distintos, especialmente no que se refere à autoridade e clareza na comunicação.

O que considerar na hora de aplicar um processo de rebranding?

Reforçamos a ideia de que não há uma receita pronta para se realizar um rebranding em um negócio ou na imagem de um profissional. Os exemplos de sucesso citados talvez não funcionassem com outras empresas, ainda que fossem do mesmo ramo.

Isso é para entender que se trata de um planejamento e implementação quase que particulares, no qual é imprescindível ter total conhecimento de sua atuação, sua cultura, seus objetivos e, principalmente, o público-alvo que se pretende atrair.

Ainda assim, podemos destacar que, além de se planejar, se organizar, acreditar e agir, é altamente recomendado estudar e tentar se colocar em posições contrárias, como se fosse parte do público que receberá as mudanças.

Enfim, essas foram algumas dicas e conselhos sobre o conceito de rebranding e como essa estratégia envolve, ao mesmo tempo, possibilidades de sucesso extraordinárias e também riscos para a sua imagem. Sendo assim, reforçamos a importância de um bom planejamento, organização e, claro, de tomadas de decisão acertadas.

Sendo assim, se você busca se reposicionar ou se aventurar em novos mercados, garantindo o sucesso desejado, converse com um de nossos especialistas e conheça algumas formas eficientes para conquistar isso!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.