Existem vários tipos de carreira e a maioria das pessoas sequer sabe disso. Durante nossa vida, é muito comum seguirmos o tradicional caminho no mundo corporativo, sem nos darmos conta de que existem várias outras opções que podem estar mais alinhadas com nossa personalidade e objetivo de vida.
A escolha equivocada de um desses tipos pode provocar uma constante sensação de infelicidade, além de outros sintomas emocionais como falta de ânimo ou até mesmo ansiedade e estresse excessivo.
Neste post, falaremos mais sobre o tema e informaremos quando é a hora ideal para fazer a troca da sua atividade profissional de maneira eficaz e com pouco risco. Ficou interessado? Continue sua leitura até o final!
Quais os principais tipos de carreira?
A carreira tradicional (ou burocrática)
A carreira tradicional é aquela que todos nós conhecemos: uma atividade profissional em uma empresa de porte variável que normalmente apresenta um plano de carreira que está vinculado às metas e ao tempo de trabalho.
Esse caminho é famoso por sua estabilidade financeira e pelo baixo risco e menor qualificação. Diversas empresas do varejo, por exemplo, costumam apresentar e disponibilizar oportunidades para quem precisa de um emprego e deseja fornecer sua mão de obra.
O ponto negativo é que os ganhos financeiros costumam ser dentro da média salarial do país e a chance de crescimento, apesar de existir, quase sempre está presa aos prazos e requisitos apresentados durante a contratação (em alguns casos, não há grande possibilidade de ascensão). Líderes e pessoas com mais proatividade podem sentir-se presos ou descontentes com esse tipo de carreira.
A carreira empreendedora
A carreira empreendedora é aquela em que um indivíduo abre uma empresa. Apesar de parecer impossível, é importante mencionar que não é preciso iniciar grande ou, até mesmo, com investimentos multimilionários — é possível começar uma atuação com investimentos modestos ou bem pequenos.
Esse tipo de carreira é marcada pelo alto risco, mas pelas grandes chances de ganhos financeiros no futuro. Diferente do que a maior parte das pessoas pensam, a carga de trabalho tende a ser maior, além do estresse e das demandas diárias.
Apesar disso, muitas pessoas preferem essa abordagem em relação às outras por conta da liberdade criativa e da chance de controle total. Indivíduos mais proativos e com ideias mais visionárias tendem a querer perseguir esse caminho, que normalmente é mais indicado para os mais experientes no ramo em que se deseja empreender.
A carreira acadêmica
A carreira acadêmica dificilmente é levada em consideração, mas é outra que pode gerar grandes ganhos financeiros e um destaque no mercado de trabalho que poucos podem se dar o luxo de conquistar.
Apesar disso, vale destacar que esse crescimento pode levar, pelo menos, uma década, além de uma profunda e constante vida dedicada aos estudos para a área de interesse. Para perseguir o caminho é importante estar se qualificando constantemente e, principalmente, produzindo conteúdo acadêmico (como pesquisas com metodologia apropriada) de forma regular. Ir da graduação para um doutorado leva tempo, mas é extremamente gratificante.
Esse tipo de carreira é mais voltada para pessoas que apresentam profundo interesse em alguma área do conhecimento, e, sem dúvidas, é necessário ter aptidão e muita vontade de querer ensinar, uma vez que normalmente o mercado de trabalho está voltado para área do ensino (em grande parte).
Quando é hora de mudar e como fazer isso com segurança?
Como você pôde ver, existem alguns tipos de carreiras que podemos seguir para alcançar o sucesso profissional e a autorrealização. Lembrando que existem indivíduos que alternam entre essas áreas durante algumas vezes em sua vida.
A hora para mudar de ramo normalmente acontece quando há insatisfações profundas e um interesse cada vez maior e gradativo por outras questões profissionais, como salário, qualidade de vida ou chance de crescimento.
Por isso, é indicado que você pratique o autoconhecimento para saber, entre os tipos de carreira, qual o seu em especial e quais são as alternativas que mais servem para seu caso — não existe uma resposta correta e somente você pode encontrar o ideal para sua vida.
Gostou do post? Aproveite a visita e veja como fazer e qual a importância da avaliação de carreira. Aprenda mais sobre esse importante tema!