avaliação de carreira

Avaliação de carreira: qual a importância e como pode ser feita?

A avaliação de carreira é uma das únicas formas que temos para definir nossa satisfação profissional. Somente com uma análise dos nossos ganhos financeiros, reconhecimento e possibilidade de crescimento podemos traçar um plano realista e verdadeiro para o futuro.

Curiosamente, a maioria das pessoas não tira um tempo para fazer essa autoanálise. Elas não avaliam os pontos positivos e negativos do seu trabalho, e quase nunca se perguntam se é possível ou não alcançar novos patamares ou fazer um trabalho realmente prazeroso.

Devemos sempre ressaltar que o trabalho é uma atividade que toma grande parte da nossa vida, por isso, é nossa responsabilidade tentar buscar as melhores oportunidades e, principalmente, aquilo que nos enche de satisfação e prazer.

Neste post, falaremos mais sobre a importância da avaliação de carreira, mencionando como você pode fazer a sua, seus benefícios e qual é a frequência ideal para essa autoanálise. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

Quais os impactos do seu trabalho na sua vida pessoal?

A maior parte das pessoas separam por completo sua vida pessoal da profissional. Apesar de essa ser uma abordagem louvável e até mesmo uma boa prática, é preciso ter em mente que não é possível fazer uma distinção completa. Em algum momento, essas duas áreas entrarão em conflito ou gerarão algum tipo de problema pessoal.

Por isso, o primeiro passo para realizar uma avaliação de carreira é tentar entender esse aspecto importante da sua existência. Você realmente gosta do seu trabalho? Ele gera bons momentos? Satisfação pessoal? 

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Todas essas perguntas devem ser feitas e respondidas com total sinceridade. Esse é um exercício importante para garantir sua saúde mental e sua qualidade de vida no futuro — especialmente se você sente falta de tempo livre ou sofre com o peso do estresse no cotidiano.

Quais são suas perspectivas de crescimento?

A segunda pergunta importante é sobre suas perspectivas de crescimento. Onde você se vê em cinco ou dez anos? Quais são as possibilidades reais de uma ascensão? Quais são os passos a seguir para conquistar esses novos resultados? Dá para ganhar mais? 

Há a possibilidade de crescimento? O salário é satisfatório? Assegurará sua qualidade de vida nos anos seguintes? Todos esses questionamentos conseguem trazer à tona a verdadeira realidade da sua atividade profissional.

Ao sentir que as coisas não vão bem, é importante pausar por um breve momento e realmente repensar a sua vida e metas para o futuro. A maior parte das pessoas deixam as coisas passar e, posteriormente, queixam-se da infelicidade — e essa certamente não é uma abordagem saudável.

Na dúvida, procure por ajuda profissional e entenda que existem consultorias com a pura finalidade de ajudar você a fazer a avaliação de carreira, que, inclusive, pode ser feitas anualmente para quem deseja acompanhar a área profissional de perto.

Vale mencionar que pessoas mudam de área o tempo todo, e, talvez, se for o seu caso, é melhor começar o mais cedo possível para conseguir realmente aproveitar a vida e ter mais felicidade. Se você gosta do que faz e acha que pode conseguir mais resultados, saiba que essa realidade também é possível — só depende das suas ações e planejamento.

Gostou do post? Assine nossa Newsletter e receba em primeira mão nossas novas postagens no seu e-mail!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *