Qual a diferença entre valores pessoais e profissionais? Descubra!

Os valores pessoais e profissionais são muito importantes para nosso desenvolvimento. Durante a vida, temos que moldar e adaptar nossos comportamentos de acordo nossos objetivos, visão de mundo e crenças pessoais. Sem essa capacidade de perceber essas nuances, nossas vidas seriam repetitivas, sem nenhum avanço e com pouca margem para melhorias.

Por conta disso, é muito importante tirar um tempo para avaliar quais são suas diretrizes pessoais e profissionais. Como elas interagem entre si e o que você pode fazer para conseguir alcançar vôos maiores na sua carreira e na sua vida pessoal. Essa não é uma tarefa muito fácil. Na verdade, a maior parte das pessoas sequer param para analisar esses aspectos importantes da nossa construção como pessoa e é aqui que pode surgir um grande diferencial de crescimento pra você.

Nesta postagem, o objetivo é fazer com que você compreenda a importância dessas duas áreas de maneira clara, tendo a capacidade de fazer uma introspecção e mudar aquilo que realmente pode transformar seus resultados. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

O que são valores pessoais?

Os valores pessoais são aqueles que norteiam a maior parte dos seus comportamentos no dia a dia. Eles só podem ser “encontrados” após muita reflexão. Na maior parte do tempo, nós aprendemos esses comportamentos por observação, educação e criação.

Para identificar quais são esses valores, pense em como você trata as pessoas, o que você acha correto, o que é ético e moral, enfim, tudo o que nós fazemos, de alguma forma, tem uma solidificação no acúmulo de valores que vamos adquirindo ao longo da vida.

Não raro, esses valores podem mudar. E é importante que eles mudem. Conforme a vida vai se tornando mais complexa (ou mais responsável), é importante saber definir e categorizar cada uma dessas etapas com cuidado.

gestão de imagem

O que são valores profissionais?

Os valores profissionais são semelhantes aos pessoais, a única diferença é que eles estão diretamente relacionados com sua atividade econômica. A maneira de atender, de gerar resultados, de lidar com problemas no trabalho são alguns dos exemplos de onde você pode encontrar as diretrizes dessa parte de sua vida.

Note que, em dado momento, tanto os valores pessoais quanto profissionais se misturam. É como se ambos conversassem entre si e gerassem a personalidade que você tem dentro e fora da sua vida profissional.

Como os profissionais se diferenciam no mercado?

A diferenciação entre cada profissional é fácil de ser vista. Muitas vezes notamos um líder só de ele entrar na sala. Não raro, essa pessoa costuma ser extrovertida, confiante e sempre proativa com os problemas que aparecem e com as metas mais otimistas.

Ao se deparar com essas características, a maioria tende a simplesmente aceitar e perceber que somente esse líder é desse jeito e que elas não tem as mesmas capacidades que esse indivíduo. Essa é uma grande mentira.

Todos nós conseguimos nos adaptar e crescer para se diferenciar profissionalmente. Essa melhora vem do esforço contínuo do refinamento da criatividade, das relações interpessoais e da busca constante pela melhora como pessoa.

É muito importante saber alinhar seus valores pessoais e profissionais para conseguir ascender na carreira. É esse alinhamento que transforma sua visão de mudo e consequentemente seus resultados no curto, médio e longo prazo. Por isso, não deixe de fazer uma introspecção sobre seus comportamentos e sempre que possível, tente refinar e mudar aquilo que realmente te incomoda ou não te serve. Nossos valores devem refletir nossos objetivos e sentimentos, sem deixar que o próximo se sinta prejudicado ou em uma posição de desfavorecimento. O objetivo deve estar na mudança contínua tanto da sua vida, quanto daqueles que te cercam.

Gostou da postagem? Curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhum conteúdo como este!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *