Entenda_a_relação_entre_o_autoconhecimento_e_a_gestão_de_carreira.jpg.jpeg

Entenda a relação entre o autoconhecimento e a gestão de carreira

O autoconhecimento é vantajoso por uma série de motivos, entre eles a possibilidade de conhecer as próprias fraquezas e qualidades. Ao conhecer a si próprio, o indivíduo consegue identificar quais são as mudanças necessárias para conseguir evoluir, seja no setor profissional, seja em sua vida pessoal.

No caso da gestão de carreira, o autoconhecimento pode ser o diferencial necessário para que você se destaque no mercado de trabalho e tenha o diferencial competitivo que é tão importante, além de ajudar em outros aspectos. Continue a leitura e confira!

Como usar o autoconhecimento para ascender profissionalmente

Buscar o autoconhecimento profissional significa acreditar que a sua carreira depende apenas de você e saber que conquistar os seus objetivos a fará mais realizada a longo prazo. Essa busca pelo conhecimento próprio faz com que a pessoa analise-se internamente e descubra como solucionar os problemas que poderiam interferir no crescimento, além de também analisar as potencialidades existentes em si mesmo.

Para conseguir conquistar o autoconhecimento, é preciso determinar primeiro os seus objetivos e as suas metas. Sabendo aonde quer chegar, é possível traçar os meios para atingi-las e depois verificar os impedimentos existentes, como as fraquezas que podem atrapalhar nessa tarefa. Dessa forma, você também acabará descobrindo quais são seus pontos fortes e utilizando-os para o crescimento pessoal.

Também é importante saber que existirão alguns impedimentos e que a força de vontade e o foco serão primordiais para que você consiga ir adiante. Depois que as maiores barreiras forem derrubadas, você perceberá como será fácil se conhecer e seguir adiante com seus sonhos e objetivos.

Autoconhecimento e gestão da carreira: processos determinantes para o sucesso

Existem alguns momentos da carreira em que o autoconhecimento pode ser o fator determinante para que você alcance o sucesso. No início da carreira, ele pode ajudar a fazer as melhores escolhas, possibilitando que você encontre sua vocação e  ajudando-a a ter um desenvolvimento mais rápido e eficiente, auxiliando a montar uma imagem pessoal mais atraente, mais eficiente. É bem difícil que uma pessoa com todas as características necessárias para ser um bom médico venha a ser um arquiteto, por exemplo.

Outro momento em que o autoconhecimento pode ajudar muito na gestão de carreira é quando o profissional decide seguir novos rumos. Isso acontece quando as pessoas se percebem infelizes no setor profissional e também quando decidem buscar novos rumos. O autoconhecimento é muito importante para que a pessoa se sinta confiante e segura para realizar a melhor escolha e construir uma boa reputação.

Quando um profissional está na área certa, mas não se sente completamente satisfeito ou quando ele sente que deseja ir para outro cargo ou outra área, o autoconhecimento também pode avaliar como fazer para que essa situação seja revertida, já que ele vai verificar meios para mudar essa situação.

Como atingir o autoconhecimento

Por meio de uma metodologia aplicada por um profissional capacitado, será possível saber quais são as necessidades e limitações, evitando que o indivíduo vá contra a natureza e se sinta psicologicamente abalado.

O profissional que ajuda a chegar ao autoconhecimento pode até mesmo entrar em contato com questões emocionais e traumas que afetem a vida profissional. Desse modo, será possível conseguir respostas para os motivos das fragilidades e das necessidades internas, mostrando formas de resolver a situação e atingir as metas.

Entretanto, o processo não depende só do profissional, pois a pessoa precisa estar disposta a realmente fazer autorreflexões e realizar todos os planejamentos estratégicos de ação que forem propostos.

Você entendeu a relação entre o autoconhecimento e a gestão de carreira? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] usando sua empatia para manejar situações de conflito. Para isso, é necessário se conhecer, saber suas possibilidades e limites. Entender como você mesmo funciona te permite estar em uma posição mais […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *