entenda-como-superar-a-inseguranca-e-se-destacar.jpeg

Entenda como superar a insegurança e se destacar

Vivemos em uma sociedade narcisista, em que as pessoas buscam passar uma imagem inflada de si mesmas, como se todos estivéssemos ótimos todo o tempo. Entretanto, existe uma emoção subjacente à sua imagem pessoal que influencia no seu comportamento: a insegurança.

Você é inseguro às vezes? Esse é um sentimento muito comum e pode ser um grande obstáculo para a vida pessoal e, principalmente, para conseguir se destacar no mercado profissional.

A seguir selecionamos algumas informações sobre como encontrar as causas e superar a insegurança para se destacar. Confira!

Quais são as causas da insegurança?

Falar em público, assumir um cargo de liderança, mudar de profissão etc. Existem muitas situações desafiadoras nas nossas vidas e elas exigem confiança. Mais do que identificar as situações em que a insegurança se coloca enquanto um obstáculo, é importante encontrar as causas disso. Só assim é possível superá-las.

As experiências que temos ao longo da vida, principalmente na nossa infância, estão na raiz da insegurança. Algumas situações na nossa vida adulta funcionam como um gatilho que causa essa falta de confiança.

Pais que se mostram muito ausentes, por exemplo, podem fazer com que as crianças se sintam inseguras e acreditem que há algo errado com elas. Já um familiar intrusivo pode fazer com que as crianças sejam introvertidas ou autossuficientes demais, e elas podem acabar se tornando inseguras ou desconfiadas em relação aos outros.

Até mesmo elogios exagerados na infância podem causar insegurança, uma vez que na vida adulta a pessoa não conseguirá atingir a irreal expectativa que ela, até então, acreditou ser possível.

Como vimos, a falta de segurança é um sentimento natural, uma vez que ela é um mecanismo de defesa que lançamos mão para nos proteger de algo que achamos que não damos conta. Agora você já sabe a raiz da insegurança, mas como superá-la?

Como superar a insegurança?

A raiz da insegurança está em experiências passadas, que criam na nossa mente crenças limitantes. Um caminho para superá-la é praticar o autoconhecimento, preservar um pensamento positivo e, o mais importante de tudo, ter autoconfiança.

O autoconhecimento permitirá que você entenda que a sua falta de segurança é sustentada por pensamentos que, apesar de terem ligação com experiências passadas, não são um obstáculo impossível de ser ultrapassado.

O caminho do autoconhecimento lhe dá o saber sobre as suas habilidades e sobre as suas limitações. Essa é a chave para a construção de um plano de carreira ou pessoal para vencer os seus desafios e alcançar o sucesso.

Esse caminho muitas vezes não é simples, mas o que nos motiva na vida são os desafios. O importante é manter o pensamento positivo e não desistir nos primeiros impasses. Mudanças simples são os primeiros passos para uma transformação efetiva. Passe a mudar o pensamento de “eu vou tentar” para “eu vou conseguir”. Isso faz toda a diferença!

Qual é a importância da autoconfiança?

A autoconfiança é o fator mais importante para você superar a insegurança, por isso separamos um tópico só para ela.

Quando você está com baixa autoconfiança, não é possível acreditar que você seja capaz de realizar aquilo que se propõe a fazer. Você se apoia somente nas suas crenças limitantes e as questões do dia a dia se tornam uma impossibilidade.

Ter autoconfiança não significa um ter ego inflado. Confiar em si mesmo significa estar ciente das suas habilidades e limitações, e buscar as ferramentas necessárias para que você consiga se destacar.

Acreditar em si mesmo é uma mudança de perspectiva de vida. O que antes era uma impossibilidade passa a ser um desafio a ser superado.

Superar a insegurança significa conquistar a autoconfiança a partir do autoconhecimento e de uma mente positiva. Para você conseguir se destacar e alcançar o sucesso que almeja, não basta só confiar em si, você deve também se preocupar com a imagem que você passa para o outro.

Dessa forma, busque ferramentas que auxiliam você na interação com a sua audiência. Agora que você já o caminho para acreditar em si mesmo, saiba como utilizar técnicas de linguagem corporal para melhorar a sua comunicação!

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

Artigos Relacionados

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *