20120910183523860299o

Quando a imagem não reflete a marca

Ontem, durante o brainstorm para um novo projeto, falávamos  sobre marca pessoa e imagem pessoal.  mesma coisa.

Quando falamos de marca pessoal ou personal branding  estamos falando de dna, da essência da pessoa.  Algo que está relacionada às características   e valores pessoais que, quando identificadas, podem ser trabalhar como atributos da marca pessoal.

Trabalhar a marca pessoal  consiste no auto conhecimento de si próprio e principalmente no gerenciamento da percepção que as pessoas tem em relação a você, pois o valor da sua marca não é definido por você mais sim pelo outro. Já que o processo acontece desta forma, torna-se fundamental a gestão da nossa marca pessoal   a fim de dar  visibilidade às nossas principais características e principalmente, ter consciência de mensagem que estamos transmitindo.

E aqui  que entra  a importância da imagem. Será através dela que poderemos comunicar todos os atributos da nossa marca. Quando falamos da comunicação através da imagem nos referimos as comunicação verbal e não verbal  que vai desde a nossa aparência até a forma como nos comportamos seja no mundo físico como no mundo virtual.

Estou a assistindo Faustão enquanto escrevo este artigo.  Está passando uma entrevista com a Fátima Bernardes. No programa, várias pessoas falam sobre o que acham da Fátima. Um fala que acha ela sedutora, outra que ela é braba, outra ciumenta, etc. Ela, surpresa com as mais diferentes percepções sobre ela fala “Nossa, mas as pessoas acham tanta coisa que não sou eu…”  É mais ou menos isto que acontece no nosso dia a dia. Pessoas tiram conclusões sobre nós baseados na imagem que estamos projetando mas nem sempre aquilo que está sendo mostrado é nossa parte verdadeira. O cenário ideal é projetarmos uma imagem consistente com a nossa marca pessoal.  E para que isto acontece, o processo de saber quem somos será fundamental para podermos trabalhar uma imagem coerente, consistente e clara de quem realmente somos e principalmente, podemos comunicar nossas melhor parte.

Uma ótima semana a todos!

Patricia Dalpra

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *