Saber quais são alguns dos principais tipos de liderança é importante para o autoconhecimento, permitindo que você trabalhe seus pontos fortes e fracos, a partir do tipo de líder que descobriu ser e os diferentes cenários que ela mais se encaixa.
Afinal de contas, a atuação do líder pode ser significativa para que uma organização e equipe aumentem a motivação e produtividade, tendo maiores chances de alcançar os objetivos e metas estabelecidas. Isso porque o líder é o responsável por gerenciar os demais colaboradores para que tudo ocorra conforme o planejado.
Então, sentiu interesse no assunto e quer saber mais sobre os diferentes tipos de liderança para otimizar suas ações? Continue a leitura e saiba mais!
Líder autocrática
Como o próprio nome sugere, este tipo de liderança é focado no próprio líder (‘’auto’’ é um termo grego que significa ‘’relativo a si mesmo’’), que é o responsável por toda a tomada de decisões e pouco inclui os colaboradores no processo de decisão. Assim, as sugestões e intervenções são pouco consideradas, apesar de os resultados serem cobrados com maior intensidade.
Possivelmente, você já começou a imaginar que esse tipo de liderança não prova bons resultados, já que cobrança em excesso e pouco poder de decisão nas ações tende a causar tensões e um ambiente hostil, em que os colaboradores não se sentem motivados no trabalho, com pouca perspectiva de crescimento na carreira e valorização dos talentos. Assim, não é estranho que a autocrática leve a um maior índice de turnover.
Esse tipo de liderança costuma aparecer mais em pequenas e médias empresas, já que é comum uma maior sobrecarga de trabalho. Por isso, a flexibilidade da tomada de decisões diminui e o foco é em manter boas relações com os fornecedores e reestruturação de gastos, por exemplo.
Líder situacional
Sabe quando o gestor da empresa atua de acordo com as demandas e necessidades específicas do momento? Esse é o líder situacional, cuja uma das principais qualidades é saber se adaptar a diferentes situações com rapidez e inteligência.
Dessa maneira, é possível lidar com mais tranquilidade com os desafios surgidos no dia a dia, o que no mundo dos negócios não são poucos. Um exemplo disso foi a pandemia do coronavírus, que por medidas de segurança, exigiu o distanciamento social e transição para o home office em muitas empresas. Líderes que não sabem se adaptar a mudanças tiveram desvantagens em momentos assim.
Líder liberal
É como se esse perfil de liderança fosse o oposto do mencionado anteriormente, o autocrata. Nesse caso, a líder defende a liberdade e integração da equipe no processo de decisão, por acreditar que esse é o caminho mais recomendado rumo à resolução de problemas. Afinal, ele entende que os profissionais são qualificados o suficiente para tal ou precisam se tornar, sem que haja a necessidade de supervisão intensa e direta.
Então, conseguiu se identificar com algum dos tipos de liderança que foram citados? Além delas existem outros, como o líder democrático, coach, técnico, carismático etc. Conhecer diferentes perfis ajuda na busca pelo desenvolvimento pessoal, que deve ser constantemente trabalhado.
Aproveite a visita e aprenda mais sobre o assunto. Baixe o nosso e-book sobre liderança 360º!